Diversidade, Oceano e Lisboa marcam o compasso do Eurovisão 2018

08, Novembro 2017
“All Aboard”. Memorize este apelo, pois dentro de pouco tempo vai inundar Lisboa a marcar a contagem decrescente para o Festival Eurovisão da Canção que em 2018 se realiza em Lisboa, após a deslumbrante vitória de Salvador Sobral a defender a bandeira de Portugal na edição deste ano.

É já em maio, entre 8 e 10, que Lisboa recebe o Festival Eurovisão da Canção, e a RTP divulgou, em 7 de novembro, o lema e o logotipo da edição portuguesa. “Durante séculos, Portugal explorou o mundo pelo mar. Hoje em dia, Lisboa é cada vez mais a cidade de todas as cores, um grande porto de culturas e sons que dá as boas-vindas a todos os que entrem a bordo”, afirmou o director criativo da estação televisiva, Gonçalo Madaíl.

All Aboard! é, desta feita, o lema. Já a imagem é apresentada com “um logotipo principal e 12 variações baseadas no conceito da variedade da vida nos oceanos e nas maravilhas do mundo flutuante, como o plâncton e uma variedade de outros organismos que são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos”, explica a RTP em comunicado de imprensa. O documento adianta ainda que “através destes múltiplos logotipos, o conceito gráfico retrata os temas-chaves como a diversidade, o respeito e a tolerância.”

O Festival, que se estima contará com mais de mil profissionais e mais de mil participantes, terá cerca de 1 500 jornalistas internacionais e cerca de 30 mil visitantes, para além do impacto global mediático na promoção do país, na afirmação da cidade e na atração do turismo, conta com nove espectáculos: duas semifinais e uma final, três “júri shows” e três “family shows”. 

Decorre, como já tinha sido anunciado, no Parque das Nações, mas estão a ser preparados em diversos pontos da cidade alguns eventos paralelos. No Terreiro do Paço, que cumpre mais uma vez o seu autêntico papel de “sala de visitas” da capital, está a ser preparada a instalação de uma Eurovision Village que terá entrada gratuita. 

São 42 os países e televisões que participam nesta edição: 

Albânia (RTSH)

Arménia (AMPTV)

Austrália (SBS)

Áustria (ORF)

Azerbaijão (ICTIMAI TV)

Bielorrússia (BTRC)

Bélgica (VRT)

Bulgária (BNT)

Croácia (HRT)

Chipre (CYBC)

República Checa (CT)

Dinamarca (DR)

Estónia (ERR)

Finlândia (YLE)

França (FT)

Alemanha (ARD/NDR)

Geórgia (GPB)

Grécia (ERT)

Hungria (MTVA)

Islândia (RUV)

Irlanda (RTE)

Israel (IPBC/KAN)

Itália (RAI)

Letónia (LTV)

Lituânia (LRT)

Malta (PBS)

Moldávia (TRM)

Montenegro (RTCG)

Holanda (AVROTROS)

Noruega (NRK)

Polónia (TVP)

Portugal (RTP)

Roménia (TVR)

Rússia (C1R)

San Marino (RTV)

Sérvia (RTS)

Eslovénia (RTVSLO)

Espanha (TVE)

Suécia (SVT)

Suíça (SRG/SSR)

Ucrânia (UA:PBC)

Reino Unido (BBC)