Lisboa presente na reunião da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas na Indonésia

25, Julho 2019

A Indonésia acolheu entre 15 e 18 de Julho a 10.ª Reunião da Rede Global de Cidades Magalhânicas, nas  cidades de  Jacarta e Tidore. A Vereadora da Cultura e das Relações Internacionais, Catarina Vaz Pinto, representou Lisboa no evento que juntou governantes e representantes diplomáticos, além de historiadores e académicos.

O país anfitrião elegeu como prioridade uma cooperação mais ampla entre os membros da Rede, sobretudo no que toca ao entendimento intercultural e à troca de conhecimento, bem como à cooperação económica em matéria de comércio, turismo e investimento.

A Rede Global de Cidades Magalhânicas junta as cidades visitadas por Fernão de Magalhães no decurso da primeira viagem de circum-navegação, liderada pelo navegador português e terminada pelo  espanhol Juan Sebastián Elcano. A expedição histórica, que acabaria por revolucionar paradigmas científicos e geográficos – desde logo, o de que a Terra não era plana -  contribuiu para um movimento de globalização que aproximou povos, culturas e conhecimento. Na altura em que se iniciam as celebrações dos seus 500 anos,  vai agora ser apresentada por Portugal e Espanha como  candidata  a património imaterial da UNESCO.