Exames Médico Desportivos

Os exames médicos constituem um instrumento imprescindível para aferir a aptidão de crianças e jovens para a prática de atividade física e/ou desportiva, representando um importante meio de triagem de determinadas patologias ou situações clínicas. O exame é obrigatório para praticantes filiados ou que se queiram filiar nas federações dotadas de utilidade pública desportiva.

A Câmara Municipal de Lisboa, com a colaboração dos Serviços Sociais, apoia os clubes da cidade que necessitem recorrer à avaliação médico-desportiva dos seus praticantes mais jovens nascidos após 1995 (inclusive), retribuindo os clubes uma comparticipação de apenas €5 por exame realizado.

Os clubes da cidade que necessitem recorrer à avaliação médico-desportiva dos seus praticantes nascidos antes de 1995, terão de suportar o custo de €20 por exame realizado.

A quem se destina?

Este apoio está direcionado aos clubes da cidade de Lisboa com jovens praticantes nascidos após1995 (inclusive).

Os clubes com praticantes nascidos antes de 1995 também poderão requerer a realização dos exames de Avaliação Médico Desportiva.

Os exames de Avaliação Médico-Desportiva serão realizados por ordem de prioridade, de acordo com os seguintes critérios:

 

  1. Clubes sedeados nas zonas de realojamento - Planos Especiais de Realojamento (PER) e que necessitam de realizar os exames pela primeira vez;
  2. Clubes sedeados nas zonas de realojamento PER e que necessitam renovar a realização de exames;
  3. Clubes sedeados noutras zonas da cidade e que necessitam de realizar os Exames pela primeira vez;
  4. Todas as outras situações.

    Em caso de igualdade, será dada prioridade aos clubes com maior percentagem de praticantes femininas.

Como Proceder?

Os pedidos de apoio à realização dos exames de avaliação médico-desportiva devem ser apresentados na Divisão de Relação com o Munícipe (DRM) da CML - Edifício Municipal - Campo Grande, 25, em 2 impressos próprios:

  1.  Formulário de pedido de apoio não financeiro 2011/2012 (471 KB);  
  2.  Ficha de inscrição 2011/2012 (434 KB).  

 

Os clubes com praticantes que necessitem realizar os exames de avaliação médico-desportiva pela primeira vez, poderão efetuar o pedido de apoio em qualquer data.

Os clubes com praticantes que necessitem renovar a realização dos exames de avaliação médico-desportiva, deverão solicitar a respetiva marcação dentro dos seguintes prazos:

- Até 17 de dezembro de 2011: Realização de exames de avaliação médico-desportiva no 1º trimestre do ano 2012, a praticantes nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março;

- Até 18 de fevereiro de 2012: Realização de exames de avaliação médico-desportiva no 2º trimestre do ano 2012, a praticantes nascidos nos meses de abril, maio e junho; 

- Até 15 de abril de 2012: Realização de exames de avaliação médico-desportiva no 3º trimestre do ano 2012, a praticantes nascidos nos meses de julho, agosto e setembro. 

- Até 17 de junho de 2012: Realização de exames de avaliação médico-desportiva no 4º trimestre do ano 2012, a praticantes nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Caso o pedido de apoio seja solicitado após os prazos referidos, a realização dos exames fica condicionada à existência de vaga.

Os praticantes deverão fazer-se acompanhar por um responsável do clube devidamente identificado com o Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão e apresentar a seguinte documentação no dia da realização dos exames: 

- Ficha Modelo de Avaliação Médico-Desportiva publicada em Diário da República (D.R. nº 238 de 13.12.2006 – II Série) com os dados pessoais e o campo 1 (declarações pessoais)  devidamente preenchido e assinado pelo encarregado de educação, no caso dos praticantes menores de 18 anos;

- Cédula Pessoal (até aos 10 anos de idade, caso não tenha Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão) ou Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão ou Passaporte;

- Boletim de Vacinas.

Para os praticantes nascidos após 1995 (inclusive), caso seja necessário realizar algum exame médico complementar nos Serviços Sociais, os custos serão suportados pela CML. Na eventualidade de ser necessário realizar algum exame médico complementar no exterior, os custos serão suportados pelo clube ou praticante, podendo a CML apoiar a despesa efetuada, desde que a mesma seja integrada no Programa de Apoio ao Movimento Associativo.

Onde são realizados os exames?

Nas instalações dos Serviços Sociais da CML:

Avenida Afonso Costa, 41 (junto à Rotunda das Olaias), em Lisboa. 

Carris: 10; 40; 56; 60; 720; 793  

Metro: Olaias e Areeiro.

Em situações excecionais e dependendo do número de praticantes os exames poderão ser efetuados nas instalações do clube ou nas instalações desportivas municipais.