Lisboa é Capital Europeia do Desporto 2021!

25, Novembro 2017
A distinção é uma vitória da cidade e das suas organizações desportivas, dizem Fernando Medina e o vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, que assumem a responsabilidade de aumentar os níveis de atividade desportiva em Lisboa.
  • Lisboa Capital Europeia do Desporto
    Lisboa Capital Europeia do Desporto

Lisboa acaba de ser escolhida para Capital Europeia do Desporto 2021. O anúncio foi feito por Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europa, durante uma cerimónia no Centro de Congressos de Lisboa, no final da visita de avaliação que a delegação do comité de avaliação da ACES - European Capitals and Cities of Sport Federation fez a Lisboa.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, saudou esta decisão, agradecendo a todas as organizações desportivas da cidade: "esta é uma distinção conquistada por todos vós", afirmou o autarca perante uma plateia que incluía representantes de muitas clubes e coletividades de Lisboa. "Uma grande força social e coletiva em prol do desporto", disse.

Lisboa concorria com a outra finalista (Haia, cidade da Holanda), depois de um longo processo onde outras grandes cidades europeias foram ficando pelo caminho, e Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia, confessa que o anúncio provocou "uma explosão de alegria", ao mesmo tempo que considera tratar-se de uma escolha "muito merecida". O autarca lembra todo o trabalho feito nos últimos meses para que Lisboa chegasse a esta conquista e realça que "a candidatura foi impressionante a todos os níveis". 

Há, no entanto, "muito trabalho pela frente", Duarte Cordeiro diz que "não há nada que nos assuste" e afirma Lisboa vai assumir as suas responsabilidades. Mas, nota, a verdade é que durante os últimos tempos "Lisboa já foi capital europeia do desporto, tal é o trabalho que foi feito".

Fica a promessa de um aumento do investimento no desporto e a vontade de chegar a 2021 com maiores níveis de atividade desportiva dos lisboetas, desiderato realçado pelo presidente da Câmara Municipal: "o que nós vamos fazer em 2021 é usar a oportunidade de sermos capital europeia do desporto para mobilizarmos mais pessoas para a prática desportiva" a todos os níveis e em todas as atividades. O edil sublinha que para além das atividades competitivas é hoje visível "o aumento exponencial" da atividade física na cidade em muitas modalidades, em concomitância com "o processo de democratização da cidade", com destaque para os resultados alcançados a este nível com a requalificação da frente ribeirinha.  

"O que podemos prometer é fazer de 2021 um ano de uma grande mobilização coletiva pelo desporto, pela prática desportiva, pelos valores do desporto e pela sua capacidade enquanto elemento de transformação e de modernização", remata. Fernando Medina não quis terminar sem deixar um agradecimento "a toda a equipa" da Câmara Municipal de Lisboa e a Jorge Máximo, vereador no mandato anterior que "iniciou esta trajectória".