Lisboa homenageia Vasco Resende e lança Torneio de Futsal

29, Setembro 2016
“É uma justa homenagem a um homem que fez muito pelo desporto na cidade de Lisboa”, foi desta forma que o Vereador do Desporto da CML justificou a entrega da Medalha de Mérito Desportivo ao jornalista Vasco Resende, atribuída por unanimidade pela autarquia da capital.Na cerimónia que teve lugar no dia 29 de setembro nos Paços do Concelho foi ainda apresentado o Torneio de Futsal da Cidade de Lisboa 2017.
Array

O Torneio de Futsal Cidade de Lisboa é uma iniciativa conjunta da CML e da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa e irá realizar-se entre 19 de janeiro e 18 de junho de 2017.

Tem como principais objetivos contribuir para a revitalização das coletividades de Lisboa, assim como incentivar e incrementar a prática desportiva junto dos munícipes da capital.

O torneio conta ainda com uma novidade, está aberto à participação de equipas mistas.

Para Jorge Máximo a criação do Torneio de Futsal Cidade de Lisboa é uma ideia que “vale a pena abraçar” que faz parte do vasto projeto da autarquia em mobilizar os lisboetas para a prática desportiva da cidade e que irá culminar com a apresentação da candidatura de Lisboa como Capital Europeia do Desporto 2021. 

“Vamos juntos conquistar o caminho para 2021”, disse o vereador que não esqueceu o trabalho do jornalista Vasco Resende, patrono do torneio, em prol do desporto na cidade.

“O Vasco merece esta medalha”

O jornalista Fernando Correia apresentou o homenageando agradecendo à CML e a Lisboa o reconhecimento, em vida a um “homem da cidade”. 

Com a carreia de mais de 62 anos, Vasco Resende mostrou-se grato à CML pela distinção e pelo dinamismo, entusiasmo e interesse com que tem dinamizado o desporto na capital.

O jornalista, que já leva mais de 62 anos de carreira, terminou a sua intervenção com uma nota de humor “este vereador é mesmo o máximo”.

Vasco Santos Resende nasceu em Lisboa, na freguesia de Santa Engrácia, a 6 de julho de 1934. A par da atividade de bancário, que iniciou em 1949, exerceu com elevado mérito e reconhecimento público a atividade de jornalista, radialista e escritor. Estreou-se no jornalismo com um artigo publicado no Jornal «Record» e ingressou na atividade em 1954, como colaborador permanente do Jornal «Sporting». Ao longo da sua carreira colaborou com diversos jornais, como «Diário Ilustrado», «Diário de Notícias», «Norte Desportivo», «Jornal Novo», «A Tarde», «Tempo», «O Século», «Semanário Desportivo», «A Bola», «O Jornal», «A Capital», «Semanário» entre outros órgãos de informação regional e nacional. Foi fundador da «Gazeta dos Desportos» (diretor adjunto - 1981) e do «Diário Desportivo» (Diretor - 2006/2007). Como radialista e apresentador colaborou com a RTP, a Rádio Renascença, TSF, Rádio Geste, Antena Um, entre outras; 

Foi ainda distinguido com o Prémio Fernando Soromenho como fundador e membro da primeira direção do CNID - Clube Nacional da Imprensa Desportiva.