Lisboa recebe pela segunda vez o Europeu de Judo

03, Junho 2019
Lisboa recebe em 2021 o Campeonato Europeu de Judo. A prova decorre de 29 de abril a 2 de maio, na Altice Arena. Em 2008, no mesmo local - então Pavilhão Atlântico -, Lisboa recebia pela primeira vez a competição.
  • Apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
    Apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
  • Presidente da Fed. Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, e Carlos Manuel Castro, vereador do Desporto, na apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
    Presidente da Fed. Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, e Carlos Manuel Castro, vereador do Desporto, na apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
  • Presidente da Fed. Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, e presidente da União Europeia de Judo, Sergey Soloveychik, na apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
    Presidente da Fed. Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, e presidente da União Europeia de Judo, Sergey Soloveychik, na apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
  • Apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
    Apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
  • Telma Monteiro, judoca medalhada nos Jogos Olímpicos, na apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
    Telma Monteiro, judoca medalhada nos Jogos Olímpicos, na apresentação do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
  • Imagem do Europeu de Judo de Lisboa em 2021
    Imagem do Europeu de Judo de Lisboa em 2021

A edição de 2021, vai ser aproveitada para uma homenagem da Federação Portuguesa de Judo à medalhada olímpica Telma Monteiro. A judoca do Sport Lisboa e Benfica, e Nuno Delgado - já retirado da competição -, são os dois atletas portugueses da modalidade medalhados nos Jogos Olímpicos.

Um europeu "conquistado com arte", salientou o vereador do Desporto, Carlos Manuel Castro. A candidatura lisboeta, apoiada pelo governo e pela Câmara Municipal de Lisboa, superou as candidaturas da Holanda, Moldávia e Bulgária, já depois de Hungria e Croácia terem desistido, optando pelo apoio a Lisboa.

A cerimónia de hoje nos Paços do Concelho, para apresentação e assinatura do contrato, contou ainda com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, e do presidente da União Europeia de Judo, Sergey Soloveychik.

Encaramos 2021 como uma oportunidade de "catapultar" as várias modalidades, disse o vereador, numa alusão à distinção de Lisboa como Capital Europeia do Desporto.

Dois meses depois, em julho, a Altice Arena voltará a receber uma prova mundial, desta feita o Gym For Life Mundial, um evento de ginástica que juntará cerca de 3.000 participantes na capital portuguesa.