Olisipíadas recebem Bandeira da Ética

03, Junho 2018
O anúncio foi feito no encerramento da quarta edição dos jogos de Lisboa, que durante o fim de semana juntou no parque desportivo 1.º de Maio cerca de cinco mil jovens. Esta edição bate ainda todos os recordes, com mais de 17 500 inscrições.
Array

O parque desportivo 1.º de Maio/Inatel acolheu no fim de semana 2 e 3 de junho a festa final da quarta edição das Olisipíadas, que conta agora com a distinção Bandeira da Ética. Duarte Cordeiro, vereador do Desporto e vice-presidente da autarquia, assistiu no domingo ao desfile da 24 freguesias envolvidas e deixou um agradecimento às crianças, pais, entidades, organizações e pessoas envolvidas nos jogos. “Esta edição bateu o recorde de participação com mais de 17 500 inscrições”, revelou.

Numa breve cerimónia que contou ainda com o presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado, em representação das freguesias, e o presidente do  Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Baganha, que anunciou ter sido atribuída às Olisipíadas a Bandeira da Ética, Duarte Cordeiro sublinhou o objetivo dos jogos: dar oportunidade às crianças e jovens da cidade a prática e a experimentação de desportos. 

E foi isso que aconteceu, entre entre outubro de 2017 e maio deste ano foram realizados na cidade mais de 100 eventos desportivos no âmbito das Olisipíadas, incluindo desporto adaptado, em 15 modalidades competitivas, 30 de experimentação, mais um conjunto de atividades lúdicas para as famílias. As mesmas modalidades que estiveram durante o fim de semana no 1.º de Maio, numa iniciativa que integra, enquanto grande festa do desporto da cidade, o programa das Festas de Lisboa. 

“Através das Olisipíadas aprendemos que não há desporto sem ética”, afirmou ainda o vice-presidente da autarquia numa referência à bandeira agora atribuída, para vincar que “o desporto é fundamental para a nossa educação enquanto cidadãos”. 

Mais uma vez as Olisipíadas foram realizadas sob a bandeira de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, #roadto2021 #acaminhode2021, esta edição marcada também pela atribuição desse galardão à cidade, decidido no final do ano passado.