Início » Viver » Educação

Educação

O Programa Escola Nova designa o conjunto da intervenção municipal no domínio da Educação e Juventude. No seu âmbito, procura-se a transformação da rede de estabelecimentos de ensino em escolas com elevado padrão de qualidade aos níveis do edificado, dos equipamentos, da promoção de competências e do apoio às famílias.

As intervenções nos estabelecimentos de ensino e a diversidade de ofertas educativas (ver Dentro da Escola e Fora da Escola), proporcionam as condições para aprender em Lisboa (aos alunos), para desempenhar a função parental (aos pais e encarregados de educação), para potenciar as qualidades dos profissionais (ao pessoal docente, não docente e aos órgãos de gestão) e para estimular o associativismo e o intercâmbio (aos jovens).

Cidade Educadora por excelência, Lisboa valoriza a diversidade de experiências e a sua riqueza multicultural como elementos fundamentais no proporcionar e fruição de experiências educadoras. Essa é uma das razões pela qual fazemos, desde 1990, parte da AICE (Associação Internacional de Cidades Educadoras) e dos seus órgãos diretivos, na perspetiva de dinamizarmos, em Lisboa e nos restantes municípios portugueses associados, os princípios da Carta das Cidades Educadoras.

Também a Carta Educativa, enquanto documento orientador de toda a estratégia de planeamento e desenvolvimento da oferta educativa, merece a nossa atenção, razão pela qual se encontra em processo de revisão, de forma a ir ao encontro das necessidades atuais, que, numa Sociedade do Conhecimento, nos coloca face a uma aprendizagem permanente.

 Regresso às aulas em segurança (1.4 MB) -  Conselhos da Direção Geral do Consumidor

Notícias

Mar 30, 2017

Crescer Saudável com Sabores da Terra

A CML organizou na Escola Básica Fernanda de Castro em 30 de março a atividade “Sabores da Terra”,... saber mais...

Mar 29, 2017

Academia de Código forma 15 programadores

O vice-presidente da Câmara de Lisboa e responsável pelo pelouro da Economia e Inovação, Duarte... saber mais...