Início » Viver » Educação

Educação

O Programa Escola Nova designa o conjunto da intervenção municipal no domínio da Educação. No seu âmbito, procura-se a melhoria da rede de estabelecimentos de ensino em escolas com qualidade nos níveis do edificado, dos equipamentos, da promoção de competências e do apoio às famílias.

As intervenções nos estabelecimentos de ensino e a diversidade de ofertas educativas (ver Dentro da Escola e Fora da Escola), proporcionam as condições para aprender em Lisboa (aos alunos), para desempenhar a função parental (aos pais e encarregados de educação), para potenciar as qualidades dos profissionais (ao pessoal docente, não docente e aos órgãos de gestão) e para estimular o sucesso educativo.

Cidade Educadora por excelência, Lisboa valoriza a diversidade de experiências e a sua riqueza multicultural como elementos fundamentais no proporcionar e fruição de experiências educadoras. Essa é uma das razões pela qual fazemos, desde 1990, parte da AICE (Associação Internacional de Cidades Educadoras) e dos seus órgãos diretivos, na perspetiva de dinamizarmos, em Lisboa e nos restantes municípios portugueses associados, os princípios da Carta das Cidades Educadoras.

Também a Carta Educativa, enquanto documento orientador de toda a estratégia de planeamento e desenvolvimento da oferta educativa, merece a nossa atenção, razão pela qual se encontra em processo de revisão, de forma a ir ao encontro das necessidades atuais, que, numa Sociedade do Conhecimento, nos coloca face a uma aprendizagem permanente.

 

Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória:

Foi publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 143, de 26 de julho de 2017, o  Despacho n.º 6478/2017, que homologa oE  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória -  disponível na página da Direção-Geral da Educação.

 Regresso às aulas em segurança (1.4 MB) -  Conselhos da Direção Geral do Consumidor

Notícias

Jun 18, 2018

Candidaturas ao Prémio Municipal “Direitos Humanos na...

Até 28 de Setembro de 2018 saber mais...

Jun 18, 2018

Manuais escolares gratuitos até ao 12.º ano

A Câmara Municipal de Lisboa garante a gratuitidade dos manuais de escolares dos alunos da rede... saber mais...