Semana do Passaporte Escolar

02, Maio 2017
O palácio Pimenta – Museu de Lisboa, foi palco, no dia 2 de maio, da celebração de mais uma semana do Passaporte Escolar onde centenas de crianças marcaram presença e participaram em muitas atividades. A vereadora da educação, Catarina Albergaria, acolheu os novos parceiros do passaporte e salientou a importância deste projeto pioneiro da Câmara Municipal de Lisboa.
Array

A cerimónia iniciou-se com a assinatura de protocolos com instituições que passaram a integrar a já longa lista de entidades envolvidas que conta com mais de uma centena.  As entidades que se juntaram hoje ao Passaporte foram: RTP, Centro Científico e Cultural de Macau, Sociedade Histórica de Independência de Portugal, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, OPARTE – Companhia Nacional de Bailado, Museu da Carris e a associação Miso Music. 

Catarina Albergaria começou por agradecer aos vários parceiros lembrando que o Passaporte Escolar "é um dos melhores programas que temos na cidade de Lisboa” e evocando a história do passaporte que começou há sete anos a partir da  constatação de carências de fruição dos equipamentos culturais e desportivos por parte das crianças da cidade. “Hoje em dia as crianças ficam muito tempo nas escolas, por imposição da sociedade, o que responsabiliza as escolas na oferta de educação não formal e de diversidade de informação. Muitas vezes uma visita de estudo pode fazer mais do que consultar o manual da escola”. A vereadora apresentou ainda várias dimensões da intervenção da Câmara na área da educação, recordando a finalizar que é com o envolvimento de todos os agentes da cidade que se acautela uma melhor educação e uma melhor preparação para o futuro das nossas crianças.

A semana do passaporte escolar decorre entre os dias 2 e 4 de maio. Dia 4 maio decorre no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) o 1º Encontro de Educação Não Formal de Lisboa.

Consulte aqui o programa.