Início » Viver » Intervenção Social » Observatórios Sociais

Observatórios Sociais

Observatório Nacional da Violência e Género

O Observatório Nacional da Violência e Género (ONVG) está sedeado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, integrando investigadores de todas as faculdades da Universidade Nova de Lisboa, bem como especialistas internacionais de reconhecido mérito.


Surge na sequência de várias investigações realizadas nas últimas duas décadas por uma equipa do SociNova, actualmente CesNova, cujos resultados muito têm contribuído para aprofundar o conhecimento científico sobre as várias dimensões sociais da violência, em particular contra as mulheres, doméstica e de género, e para influenciar políticas públicas nacionais neste domínio, bem como informar e apoiar políticas e recomendações de instâncias internacionais.

 

 Ligação

Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa - OLCP

Tem como objectivo geral contribuir para o conhecimento da realidade sócio-económica. Propõe-se produzir conhecimentos e instrumentos que permitam apoiar a tomada de decisões estratégicas e a adopção de medidas concretas destinadas à inserção de pessoas socialmente vulneráveis, estimulando e promovendo projectos e medidas que visem o reforço de dinâmicas de desenvolvimento local e de trabalho em rede.

 

 Ligação

Observatório da Imigração

Com o Observatório da Imigração, o ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural pretende aprofundar o conhecimento sobre a realidade da imigração em Portugal, para poder definir, executar e avaliar políticas eficazes de integração para as populações imigrantes.

 

 Ligação

Observatório das Desigualdades Sociais

O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL). O Observatório foca as suas actividades no tema das desigualdades sociais. Para além de promover o conhecimento científico nesta área, o Observatório está em condições de contribuir para a fundamentação e avaliação das políticas públicas em Portugal, constituindo-se, deste modo, como um instrumento fundamental de investigação e de divulgação científica.

 

O Observatório pretende, estudar as desigualdades a partir de diferentes dimensões de análise (face ao emprego, rendimentos, escolares, qualificações e competências, género, étnico-raciais, etárias, saúde, entre outros), visando, para o efeito, a comparação de informação e de dados estatísticos entre diferentes contextos internacionais.

 

 Ligação

Observatório das Famílias e das Políticas de Família

O Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP) tem por objectivo aprofundar e divulgar o conhecimento sobre as famílias e as políticas de família na sociedade portuguesa. Acompanhar a evolução das formas e dinâmicas da vida familiar, assim como o seu impacto nos padrões demográficos, e monitorizar e divulgar a legislação e as políticas de família - ou seja, as acções governamentais e outras iniciativas que regulam e apoiam a vida familiar em Portugal – constituem as duas grandes linhas de actuação do OFAP.

 

 Ligação

Observatório Português dos Sistemas de Saúde

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde tem como finalidade proporcionar uma análise precisa, periódica e independente sobre a evolução do Sistema de Saúde Português. Para o efeito, desenvolve uma "base de conhecimentos" sobre os sistemas de saúde e aperfeiçoa continuamente a sua capacidade de análise e comunicação.

 

 Ligação

Observatório Nacional de Saúde

Gerar por si próprio e obter de outras entidades, designadamente dos organismos regionais e centrais, dados e indicadores que permitam descrever minuciosa e fielmente o estado de saúde dos diversos grupos populacionais e as doenças que os afectam, bem como os seus determinantes, nomeadamente o problema das desigualdades em saúde.

 

 Ligação