Início » Viver » Intervenção Social » Redes » Rede Europeia de Cidades para políticas locais de integração de Imigrantes - CLIP

Rede Europeia de Cidades para Políticas Locais de Integração de Imigrantes - clip

Lisboa é membro desta rede internacional, dinamizada pela European Foundation, órgão da Comissão Europeia, e da qual fazem parte 32 cidades, de média e grande dimensão, de 19 países membros e não membros da União Europeia.


Esta rede visa contribuir para melhorar as políticas e práticas locais de integração, através da recolha de informação e análise de políticas inovadoras, potenciando o debate a nível europeu, sobre as boas práticas de âmbito local.


O trabalho de investigação é suportado por cinco dos maiores Centros de Investigação da Europa e conta como parceiros estratégicos, o Conselho da Europa e o Comité das Regiões. A metodologia de investigação, consiste em organizar um processo de revisão eficaz entre cidades, descrevendo, comparando e avaliando as politicas locais de cada uma delas. O processo combina análise com investigação, envolvendo no mesmo organizações e/ou entidades relevantes, tendo como produto a realização de estudos de caso das cidades.


Resultado da sua participação na CLIP, Lisboa, desde 2009, obteve os seguintes produtos:
Case Study “Intercultural Policies and Intergroup Relations - Lisbon” e Case Study “Ethnic
Entrepreneurship- Lisbon”.

 

 European network of cities for local integration policies for migrants (CLIP)

 

 Intercultural policies and intergroup relations - Case study: Lisbon, Portugal