Início » Viver » Mobilidade

PROJETO PILOTO BUS+MOTO

 

Circulação de motociclos e ciclomotores em corredores BUS

Os corredores BUS+MOTO podem constituir uma solução favorável no âmbito do desempenho e gestão do tráfego rodoviário. No entanto, devem ser sujeitos a monitorização e avaliação, nomeadamente dos efeitos na gestão do tráfego e da segurança rodoviária, bem como a procura dos mesmos.

A decisão de permitir a circulação partilhada nas vias de trânsito reservadas à circulação de determinados transportes, nomeadamente públicos (faixas BUS) foi delegada em cada Município, tendo a autarquia de Lisboa com base nesta decisão elaborado a  Proposta nº 121/CML/2016 (1.6 MB). A proposta aprovada em Reunião de Câmara realizada em 23 de março de 2016, selecionou três segmentos da rede viária de Lisboa (2,3 Km) – Corredores BUS, com características diversas (Av. Calouste Gulbenkian, Av. de Berna e Rua Braamcamp) para um projeto-piloto que teve início em dezembro de 2016.

No decurso do projeto piloto e para avaliar a fase experimental foram realizados inquéritos aos utentes dos corredores BUS: motociclistas e motoristas de autocarros e táxis por forma a apurar-se o grau de satisfação e identificar eventuais problemas a resolver na transição para as novas condições de utilização dos corredores BUS.

Concluída a fase experimental, o projeto piloto BUS&MOTO foi alargado a outros corredores BUS através da aprovação, por unanimidade, em reunião de câmara pública de 28 de junho da  Proposta nº 442/CML/2017 (761 KB). Este alargamento considera 93 corredores BUS que passarão a ter circulação de motociclos e ciclomotores.

Notícias

Set 21, 2017

Plano de Acessibilidade Pedonal expõe soluções inovadoras

Mais de 100 medidas do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, estão desde hoje em exposição no... saber mais...

Set 18, 2017

Carris faz 145 anos

2017 é o ano que marca a devolução das Carris à cidade de Lisboa e o facto não foi esquecido pelo... saber mais...