Início » Viver » Mobilidade » Escolar » Mãos ao Ar Lisboa » Projeto

O Projeto

Este modelo inspira-se no projeto Hands Up Scotland (SUSTRANS) que analisa como os alunos de toda a Escócia se deslocam até à escola. Iniciado em 2008, fornece informações sobre viagens para a escola e apresenta o maior conjunto de dados no Reino Unido sobre viagens escolares.

Em termos de metodologia Mãos ao Ar Lisboa! consiste no preenchimento de um questionário simples e breve pelos professores, na sala de aula, com os alunos a responder de “braço no ar” à pergunta: Como vens habitualmente para a escola?.

Os dados recolhidos permitem acompanhar o paradigma da mobilidade escolar, ao longo dos anos, e fornecem informações relevantes para definir prioridades de intervenção e avaliar o impacto das mesmas.
A apresentação e divulgação do relatório revela os resultados à comunidade escolar e está disponível a todos aqueles que procuram informação sobre esta matéria.

A 2.ª edição do Mãos ao Ar Lisboa! 2019 decorre entre os dias 7 a 11 de outubro.

Perguntas Frequentes

Expandir todas / Contrair todas

fold faq

Quem deverá responder ao inquérito?

O público-alvo do inquérito são exclusivamente os alunos das escolas do Concelho de Lisboa, públicas e privadas, do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. O inquérito é feito por turma e deverá ser realizado e preenchido pelo Diretor de Turma, ou responsável pela classe no caso do 1º ciclo, que é a pessoa que questionará os alunos da turma acerca dos meios de transporte utilizados na viagem para a escola.

fold faq

Onde está disponível o inquérito?

O inquérito está disponível online em  www.maosaoarlx.pt.

fold faq

Quando deveremos responder ao inquérito?

O inquérito estará disponível para resposta na semana de 7 a 11 de outubro de 2019, e dependendo do horário e dos dias em que está perante a sua turma, poderá usar o dia Dia Mundial da Obesidade - 11 de outubro, para contextualizar o inquérito na sala de aula.

O preenchimento do inquérito pode ser respondido online, na própria sala de aula, quando questiona a sua turma. No entanto, se a sala de aula não tiver acesso à internet (computador ou telemóvel), poderá utilizar a tabela disponibilizada no folheto em papel para recolher os dados e depois inseri-los online na página do projeto  www.maosaoarlx.pt, logo que possível.

fold faq

A minha escola não aparece na vossa lista nos menus do inquérito. Como faço para participar?

Se a sua escola for do ensino público, deverá começar por selecionar essa opção. Se não encontrar a sua escola nas listas, pode sempre escolher a opção “Outra” e escrever o nome da sua escola por extenso. Se a sua escola é do ensino privado, deverá começar por seleccionar essa opção. Se não encontrar a sua escola na lista, pode sempre escolher a opção “Outra”.

Depois terá de inserir o nome da sua escola.

fold faq

A minha escola não recebeu folhetos nem cartazes. Isso significa que não podemos participar?

Não. A sua escola poderá participar sempre no inquérito se tiver os ciclos de ensino que fazem parte do público-alvo, ou seja, escolas do Concelho de Lisboa, públicas e privadas, do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Contacte o seu Conselho Diretivo e Diretor de Turma para se certificar que de facto a sua escola não recebeu os materiais e não está a ser organizado o inquérito. Se ninguém estiver a realizar essa tarefa, pode sempre inquirir a turma ou turmas, aceder ao website   Opens external link in new windowwww.maosaoarlx.pt para aceder ao inquérito.

fold faq

Será possível ter acesso aos resultados do inquérito?

Sim, os resultados do inquérito serão divulgados online nesta página e enviados a todas as escolas que participaram.

fold faq

Qual a vantagem da minha escola participar no inquérito?

A mobilidade de crianças e jovens é um assunto chave na gestão e planeamento da cidade.

Nas últimas décadas as crianças deixaram de usar o espaço público e ir para a escola a pé como iam outrora os seus pais. Esta perda de autonomia poderá ter consequências graves no seu desenvolvimento psicomotor. Mas o uso generalizado do automóvel para os entregar na escola cria também problemas graves de congestionamento, poluição e insegurança à porta das escolas. É por isso essencial fazer um retrato anual da mobilidade escolar de crianças e jovens. Este inquérito permitirá perceber melhor a mobilidade da população escolar em Lisboa, avaliar quais as medidas mais eficazes para alterar comportamentos, e analisar ao longo do tempo se essas medidas estão a surtir efeito. No final do projeto, a realizar anualmente, haverá um relatório que permitirá que cada escola possa conhecer a forma como os seus alunos se deslocam comparado com outras escolas de Lisboa. Haverá também prémios para as escolas que participarem mais ativamente no inquérito dos seus alunos.

fold faq

Só estou com os meus alunos da parte da tarde. Eles são crescidos e saem e entram da escola mais do que uma vez por dia. Qual a viagem que devemos ter em conta?

A questão deverá ser sempre colocada em relação à primeira viagem do dia para a escola.

fold faq

Há alunos que usam mais do que um meio de transporte para irem para a escola, numa mesma viagem. Qual devemos indicar?

Quando um aluno utiliza mais do que um modo de transporte no caminho para a escola, deverá contar aquele em que se demora mais tempo. Assim, por exemplo, se o aluno for de carro até ao metro (5 minutos), depois de metro (10 minutos) e por fim a pé (5 minutos), conta a viagem de metro. A regra apenas muda um pouco no caso das viagens a pé. Para efeitos do inquérito, viagens a pé são aquelas realizadas exclusivamente a pé. Por exemplo, se um aluno caminha 10 minutos até ao metro e depois anda só duas estações demorando cerca de 5 ou 6 minutos, então o meio de transporte a indicar é o metro.

fold faq

Se tiver dúvidas ou algum problema na resposta ao inquérito quem posso contactar?

Poderá enviar um e-mail para  maosaoarlx@cm-lisboa.pt e responderemos assim que possível.