Início » Viver » Mobilidade » Estacionamento

Estacionamento

O  estacionamento na via pública (791 KB) em Lisboa é, globalmente, tarifado, de curta duração e com limites máximos de tempo de estacionamento, existindo três tarifas diferentes na cidade:

 

Tarifário Verde - nas zonas menos centrais de Lisboa, tem um custo por hora mais económico e permite o estacionamento ao longo de 4 horas consecutivas.

 

Tarifário Amarelo - na zona central da cidade, bem servida de transportes públicos e que tem vários Parques de Estacionamento públicos, tendo um custo mais elevado que o Verde, mas permitindo também um estacionamento até 4 horas de duração.

 

Tarifário Encarnado - nos principais eixos da cidade, que estão dentro na zona central de Lisboa, tem um custo duas vezes superior ao verde, sendo apenas permitido o estacionamento por um período de 2 horas.

Para permanências mais prolongadas, é aconselhável a utilização de um dos 20 Parques de Estacionamento geridos pela  EMEL, que servem diferentes tipos de Públicos, com destaque para dois, pela vista magnífica sobre a cidade e o Rio Tejo:

 

Parque do Chão do Loureiro - Multifuncional, com um piso preparado para o carregamento de veículos elétricos, uma galeria de arte urbana, uma esplanada, um elevador panorâmico e um supermercado.

 

Portas do Sol - Automático, um dos mais modernos da Europa e tem uma simpática esplanada.

Em todas as zonas geridas pela EMEL existem parquímetros onde pode ser feito o pagamento do estacionamento. Em alternativa aos parquímetros, podem ser adquiridos previamente títulos de estacionamento ou um equipamento Smart Park, que são formas simples de pagar o estacionamento sem ter que utilizar permanentemente moedas.

A sua compra pode ser feita numa das lojas EMEL ou em estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, nomeadamente quiosques e papelarias.

Os residentes e os comerciantes da cidade, podem solicitar um cartão que os isenta do pagamento do estacionamento.