Início » Viver » Mobilidade » Partilhada

A mobilidade partilhada

Permite uma melhor gestão do espaço público, uma vez que o mesmo veículo é usado por vários utilizadores. Lisboa é uma das poucas cidades que dispõe de vários sistemas partilhados: Car sharing (incluindo um 100% elétrico), bike sharing, scooter sharing e mais recentemente trotinetes partilhadas. Nos sistemas de car sharing os custos de utilização do automóvel são mais reduzidos e não tem que se preocupar com o abastecimento ou o pagamento de parquímetro. Com menos carros a circular o ambiente em Lisboa melhora!

Além da  Gira (sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa) várias empresas, nomeadamente:  DriveNow,  Emov,  Hertz 24/7 city,  Ecooltra,  Lime, reforçam o ecossistema da mobilidade partilhada e oferecem cada vez mais alternativas ao automóvel próprio.

A autarquia criou recentemente os primeiros 21 lugares para car sharing em Lisboa e estão outros em estudo, uma alternativa para quem opta pela mobilidade partilhada. Estes lugares têm uma utilização mista, entre as 20h e as 8h podem ser usados para cargas e descargas, entre as 8h às 20h são para uso de serviços partilhados.

 

Assista ao  Vídeo Promoção dos Transportes Sustentáveis na cidade de Lisboa.