Início » Viver » Mobilidade » Projetos Orçamento Participativo

Escadas Amigas das Bicicletas

O projeto "Escadas Amigas das Bicicletas" surge no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa de 2013. Votado com um orçamento de 150.000€, consiste na instalação de estruturas de apoio (calhas) para o deslizamento e transporte de bicicletas em escadas no espaço público, contribuindo assim para a melhoria da mobilidade ciclável de Lisboa, a promoção dos modos suaves/ativos e uso da bicicleta em particular. O presente projeto constitui um dos objetivos da Visão Estratégica para a Mobilidade de Lisboa, do novo Plano Diretor Municipal e da Carta Estratégica de Lisboa 2010/2024, trata-se pois, de uma facilidade na cidade com a vantagem de ser amiga de quem anda de bicicleta e ao mesmo tempo não constitui mais uma barreira para as pessoas com mobilidade reduzida.

De forma a garantir simplicidade e eficácia na concretização do projeto, tentou-se encontrar uma solução eficiente e abrangente que, por um lado não pusesse em causa a segurança pedonal e por outro fosse uma medida eficaz e facilitadora no que concerne ao transporte da bicicleta pelo seu utilizador. Foram analisadas as características físicas das escadas, designadamente a inclinação, largura, extensão, deformação e respetivo material, bem como as suas condições de segurança.

A Direção Municipal de Mobilidade e Transportes, serviço gestor deste projeto, em articulação com o proponente do OP e as Unidades de Intervenção Territorial, após avaliação e viabilidade da execução/ implementação identificou potenciais escadas, sendo que a sua programação foi definida em função da complexidade das intervenções.

Em 2015 já foram instaladas calhas em 27 escadas constantes na  planta de localização (1.1 MB), no entanto, caso existam outras que se afigurem fundamentais ou emblemáticas estas poderão vir a ser incluídas neste projeto.