Bombeiros campeões

Outubro 24, 2017

Na tradicional receção aos operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) que participam em atividades desportivas e técnicas, o vereador da Proteção Civil, Carlos Manuel Castro, valorizou o trabalho levado a cabo nos últimos quatro anos, particularmente na secção de desporto.  A cerimónia decorreu em 23 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

“Tudo começou com a equipa de desencarceramento”, lembrou, para adiantar que isso levou à perceção da importância da participação noutro tipo de provas, sejam elas de âmbito desportivo ou técnico. Carlos Manuel Castro explica que os bombeiros têm hoje acompanhamento desportivo permanente, “dimensão que é fundamental” para a corporação. 

“Muito bons” é a forma como o vereador qualifica os operacionais do RSB, salientando os lugares cimeiros alcançados em muitas das provas. Em final de mandato, Carlos Manuel Castro destacou o desenvolvimento positivo do regimento em diversas áreas e, dirigindo-se aos bombeiros presentes, afirmou que “vocês são o grande orgulho desta cidade, foi um enorme prazer trabalhar convosco”.  

O RSB participou em 15 eventos desportivos e técnicos ao longo de 2016, internacionais e nacionais, com muitos dos seus operacionais a atingirem lugares cimeiros nas diversas provas. Por equipas venceram, por exemplo, a prova de Super Bombeiro – Subida à Torre, com dois primeiros lugares individuais. Dois segundos e um terceiro. Já em 2017, o torneio foi novamente ganho pelos nossos bombeiros. 

Entre outras provas vencidas destaque para o Crossapadores (2016), o Open Challange CSB (2016), o campeonato nacional de Desencarceramento (2016 e 2017), o campeonato Bombeiro de Ferro (2016) e diversas medalhas de ouro nos Jogos Europeus de Polícias e Bombeiros. Ainda em 2016, os operacionais do RSB alcançaram o segundo lugar nas diversas vertentes do campeonato do mundo de Desencarceramento. 

2017 ainda não acabou e são já 14 os eventos que constam na lista das participações. Para além das anteriormente referidas, destaque este ano para o primeiro lugar no torneio de Futsal 24 Horas Santarém OnFire,  o primeiro na prova Manobra Complexa do Campeonato Nacional de trauma e o segundo por equipas, com apuramento para o campeonato do Mundo, um primeiro lugar na prova de seleção Ultimate Firefighter, cinco medalhas de ouro no World Police and Fire Ganes, Los Angeles, três medalhas de ouro nas provas de bombeiros Ultimate Firefighter, primeiro lugar em Manobra Rápida no World Rescue Challenge e várias vitórias no Bombeiro de Ferro. 

Orgulho foi também a palavra escolhida pelo comandante do regimento, Pedro Patrício. Pelos prémios arrecadados, mas também porque, diz, “para mim só com a participação já ganhámos”. Porque poder participar permite também que os bombeiros demonstrem as suas capacidades, clarifica.

“Vamos tentar fazer melhor”, prometeu ainda o Chefe de 1.ª Classe Marcos Alípio, que confessa o desejo de uma maior participação em provas técnicas.