Policiamento Comunitário chega aos Olivais

24, Outubro 2019
O Projeto de Policiamento Comunitário da Polícia Municipal de Lisboa (PM) vai ser implementado, brevemente, no Bairro Dr. Alfredo Bensaúde. Os Olivais, tornam-se o sétimo território da cidade a receber este modelo, inovador no país.
  • Policiamento Comunitário nos Olivais
    Policiamento Comunitário nos Olivais
  • Policiamento Comunitário nos Olivais
    Policiamento Comunitário nos Olivais
  • Formação das equipas de Policiamento Comunitário da Policia Municipal
    Formação das equipas de Policiamento Comunitário da Policia Municipal
  • Formação das equipas de Policiamento Comunitário da Policia Municipal
    Formação das equipas de Policiamento Comunitário da Policia Municipal

A PM tem uma nova equipa a receber formação para, dentro de alguns dias, começar a fazer Policiamento Comunitário no Bairro Dr. Alfredo Bensaúde, nos Olivais.

O projeto, reconhecido internacionalmente como uma das boas práticas de segurança urbana, já funciona com sucesso na Alta de Lisboa, Alvalade, Ameixoeira-Galinheiras, Bairro Padre Cruz, Baixa-Chiado e Mouraria.

A ação de formação da nova equipa de Policiamento Comunitário é uma das etapas do planeamento de implementação deste projeto, sendo realizada em estreita articulação com todos os parceiros envolvidos e com a comunidade local.

O objetivo da ação é capacitar os elementos da equipa com estratégias e ferramentas para um policiamento apeado que aumente o sentimento de segurança e de bem-estar da população. Pretende, ainda, desenvolver e treinar competências técnicas, relacionais e de articulação institucional na comunidade.

Projeto inovador no país

O Policiamento Comunitário da PM é um projeto inovador em Portugal, na medida em que expande o papel tradicional da polícia, permitindo aos agentes policiais uma atuação mais preventiva, e proativa, em estreita articulação com a comunidade.

Na sua génese, o Policiamento Comunitário objetiva capacitar a comunidade para uma cidadania participativa na segurança a nível local, sensibilizar a população para a adoção de comportamentos de segurança, reduzir e prevenir comportamentos antissociais, aumentar a relação de confiança entre a polícia e a população, aumentando o seu sentimento de segurança e de bem-estar.