Segurança no Local de Trabalho

Simulacro

    
A existência de um plano de emergência no local de trabalho é muito importante por diversas razões. Primeiro, dota a organização/empresa de um nível de segurança eficaz, identificando os riscos a que estão expostos os trabalhadores no local de trabalho, bem como as medidas de prevenção e protecção. Na comunidade onde a empresa se encontra inserida, acabará por existir, dessa forma, um reforço da credibilidade, por ela elaborar e testar um plano de emergência e os seus trabalhadores sairão beneficiários, possuindo novos conhecimentos sobre segurança.

Com um plano de emergência devidamente testado por todos, verifica-se uma interacção desde a base até à cúpula, por todos participarem na elaboração do plano. Assim, com um plano de emergência aprovado, a empresa poderá recuperar mais facilmente de uma situação de emergência.

A empresa tem a obrigação de zelar pela segurança dos seus funcionários e o plano de emergência eficaz é um dos elementos para a implementação de uma cultura de segurança.