Início » Viver » Segurança » Proteção Civil » Operações

Operações

As operações de proteção civil constituem uma das dimensões mais significativas da Proteção Civil Municipal. Inicialmente conceptualizadas no âmbito da intervenção em situações de acidente grave ou catástrofe, coube à CML a redefinição deste conceito de intervenção, promovendo uma intervenção que também abrange as pequenas e médias ocorrências.

De forma a dar resposta às situações de emergência, técnicos operacionais, em permanencia no terreno, desenvolvem uma série de ações, nomeadamente: Avaliação do impacto do acidente / Diagnostico de vulnerabilidades específicas / Satisfação de necessidades básicas / Apoio na retirada de bens de primeira necessidade / Definição das ações de reabilitação a curto e médio prazo.

Intervenção Psicossocial

A Intervenção Psicossocial em Acidentes e Catástrofes está vocacionada para o apoio às populações em contexto de emergência e pós-emergência e prevenção de emergência, integrando uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais.

A equipa trabalha diariamente com a população que, direta e indiretamente, se vê envolvida  em emergências e acidentes em matéria de Proteção Civil, verificadas na cidade.

Esta equipa agiliza uma resposta coordenada no momento da emergência, focalizando-se, numa etapa posterior, na continuidade dos suportes, organizando mecanismos de apoio psicossocial adaptados às circunstancias que promovam a capacidade de fazer face às adversidades e a resiliência.

Apoio a Eventos

No âmbito da realização de grandes eventos desportivos, culturais ou artísticos, o Departamento de Proteção Civil promove e colabora, em estreita articulação com outras entidades da área da segurança, no dimensionamento de meios e na elaboração de planos de prevenção específicos.

Exercícios e Simulacros

Os Planos de Proteção Civil devem ser regularmente treinados através da realização de exercícios e simulacros.

Através destes treinos é possível testar e rotinar procedimentos, introduzindo possíveis alterações face a disfunções identificadas.

Linha de Apoio SÓS

Em resposta às vulnerabilidades da população idosa da cidade, a CML lançou um número verde - 800 204 204. Este serviço de atendimento permanente é gerido por uma equipa de técnicos de Proteção Civil que acionam a ação de resposta mais adequada, após triagem.

Pretende-se que a comunidade participe ativamente na divulgação e utilização deste meio de alerta.

Um alerta a tempo pode significar uma vida