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Estrada da Luz

LOCALIZAÇÃO:

Freguesia: São Domingos de Benfica

A área de intervenção contempla o troço da Estrada da Luz que se estende da ‘Av. General Norton de Matos / 2.ª Circular’ ao cruzamento com a ‘Rua São Tomás de Aquino’. E definida pelo conjunto edificado que delimita a Estrada da Luz no segmento referido, abrangendo ainda o troço inicial da Rua Cidade de Cádiz e a área de estacionamento existente entre os edifícios n.º 110-110C e 128-128B da Estrada da Luz. 

A área aproximada de intervenção é de 46 704 m². 

Objetivos

Av. General Norton de Matos / 2.ª Circular – Rua dos Soeiros / Rua Tomás da Fonseca

  • reformular o esquema de circulação neste cruzamento através de uma solução que potencie a moderação da velocidade do tráfego automóvel, bem como da sua intensidade, e a melhoria das condições de circulação pedonal, salvaguardando a acessibilidade e segurança do peão.
  • alargar os passeios e a sua arborização, o reordenamento do estacionamento existente e a relocalização de passagens de peões e de paragens de autocarro. 
  • criar uma praça que reforce a centralidade desta área no espaço urbano envolvente, através do desenvolvimento de novas áreas de estadia e da diversificação de usos no espaço público. 

Rua dos Soeiros / Rua Tomás da Fonseca – Rua Lúcio de Azevedo

  • Estabelecimento da ligação viária entre a Estrada da Luz e a Rua Cidade de Cádiz, que deverá ser reperfilada, no sentido de se qualificarem as áreas de circulação pedonal de acesso ao Parque Bensaúde e de se reordenar o estacionamento automóvel.
  • a implantação de um separador central arborizado; o reperfilamento e arborização das áreas de passeio; 
  • a transformação das bolsas de estacionamento oblíquo existentes no passeio Poente em estacionamento longitudinal; a introdução de uma pista ciclável bidirecional paralela a esta faixa de estacionamento; 
  • No troço da Rua Tomás da Fonseca, entre a Rua Virgílio Correia e o cruzamento com a Estrada da Luz, estudar a introdução de uma rotunda de pequena dimensão, bem como o alargamento de passeios e a sua arborização; 
  • o reordenamento do estacionamento existente; criar uma bolsa de estacionamento longitudinal no passeio Nascente; e a relocalização de passagens de peões, paragens de autocarro e praça de táxis.

Rua Lúcio de Azevedo – Rua São Tomás de Aquino

  • Criar uma zona de coexistência arborizada, com estacionamento automóvel e a hipótese de criação de áreas de estadia com mobiliário urbano adequado, quiosques, esplanadas, etc. que sejam caracterizadores do meio envolvente e correspondam às necessidades sociais, garantindo simultaneamente os acessos a garagens, lugares reservados para cargas e descargas e a utilizadores com mobilidade condicionada existentes. 
  • Reordenamento das áreas de estacionamento existentes e a criação de novos lugares, assim como a arborização de zonas verdes noo troço da Rua Lúcio de Azevedo entre a Rua Virgílio Correia e o cruzamento com a Estrada da Luz

Linhas de Ação Principais

 

  • Qualificação do espaço público da Estrada da Luz, melhorando as condições de circulação pedonal e ciclável em função da redução da dimensão do canal de circulação viária, regularizando-o para quatro vias de trânsito, e supressão de algumas áreas de estacionamento.
  • Reforço da centralidade do cruzamento da Estrada da Luz com a Rua dos Soeiros e a Rua Tomás da Fonseca, transformando-o numa praça urbana.
  • Redistribuição das áreas de passeio, eliminando situações em que os passeios apresentam uma largura inferior à regulamentar, nomeadamente na proximidade dos acessos ao Parque Bensaúde.
  • Inclusão de uma pista ciclável bidirecional no passeio Poente da Estrada da Luz, em consonância com os critérios estabelecidos no Projeto de Rede Viária com Rede Ciclável para a Zona Oriental - Norte de Lisboa, prevendo a ligação à ciclovia existente na Rua Tomás da Fonseca.
  • Introdução de um separador central arborizado ao longo do troço da Estrada da Luz entre a Av. General Norton de Matos / 2.ª Circular e o cruzamento com a Rua São Tomás de Aquino.
  • Qualificação das zonas de atravessamento pedonal ao longo da Estrada da Luz e nos cruzamentos com os arruamentos que se integram no limite da intervenção.
  • Reformulação da geometria do cruzamento entre a Estrada da Luz e Rua dos Soeiros / Rua Tomás da Fonseca, de forma a promover a redução da velocidade do tráfego automóvel e a melhorar as condições de circulação pedonal, eventualmente através da criação de uma rotunda sobrelevada.
  • Reperfilamento da Rua Cidade de Cádiz, estabelecendo a ligação viária à Estrada da Luz e qualificando o percurso pedonal de acesso ao Parque Bensaúde.
  • Reformulação de áreas de estacionamento automóvel e reordenamento de locais de paragem de transportes coletivos e praças de táxis.

 

 

Participação Pública

No âmbito do programa UMA PRAÇA EM CADA BAIRRO, aprovado em reunião de Câmara de 28 de maio de 2014, a CML tem promovido uma recolha de contributos junto da população mais diretamente ligada aos locais de intervenção. 

Com este processo de participação pretendeu-se obter, por parte dos cidadãos, uma avaliação sobre diferentes questões pertinentes na vivência do espaço público, com implicações tanto na concretização do desenho urbano, como na definição de programas para cada praça, obter igualmente um diagnóstico da situação existente, recolher ideias e sugestões para a zona, apoiar a definição das prioridades de intervenção e integrar nos projetos os resultados em desenvolvimento. 

Neste sentido, entre 17 de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019, a Câmara Municipal de Lisboa convidou todos os cidadãos interessados a responderem a um questionário online, com o objetivo de obter um diagnóstico da situação existente e recolher sugestões para as seguintes ‘praças’: Largo São Sebastião da Pedreira, Largo do Rilvas, Estrada da Luz, Largo Rodrigues de Freitas e Largo de São Vicente

Oportunamente, a Câmara Municipal de Lisboa e as Juntas de Freguesia irão promover também sessões presenciais, de discussão de propostas mais concretas, que integrarão uma ponderação dos resultados desta acção.