Pagina principal
Urbanismo » Espaço Público » Uma Praça em Cada Bairro » Praça Viscondessa Olivais

Praça Viscondessa Olivais

LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO

Freguesia: OLIVAIS

A Praça Viscondessa dos Olivais localiza-se no limite Nascente da freguesia dos Olivais. O espaço público a intervencionar integra-se no conjunto urbano da Praça Viscondessa dos Olivais, classificado como Imóvel de Interesse Público, e que abrange a zona central arborizada, onde se integram um coreto e um chafariz, a Igreja Paroquial de Santa Maria dos Olivais, o cruzeiro colocado no adro e um urinol público em ferro. 

A praça é definida por uma série de edifícios construídos entre os séculos XVII e XIX, dos quais se destacam o antigo asilo-escola da Viscondessa, a Casa dos Almadas, a Quinta de Santo António da Boiça e a Quinta dos Buracos.

Localizam-se na Praça Viscondessa dos Olivais, e na área envolvente, equipamentos como a Fundação D. Pedro IV, o Centro Pastoral da Paróquia de Santa Maria dos Olivais e a Casa da Cultura dos Olivais (Rua do Conselheiro Mariano de Carvalho) e algum comércio/restauração. 

A área de intervenção definida abrange a Praça Viscondessa dos Olivais, estendendo-se a Nascente para a Rua do Conselheiro Mariano de Carvalho e troço inicial da Travessa dos Buracos, e a Poente para a Rua Alves Gouveia, Calçadinha dos Olivais e Travessa do Adro.

Área de intervenção aproximada: 5.980m².

Na sequência da aprovação do programa UMA PRAÇA EM CADA BAIRRO, em reunião de Câmara de 28 de maio de 2014, passou-se para uma recolha de contributos por parte da população mais diretamente ligada aos locais de intervenção.

Com o processo de participação pretendeu-se obter, por parte dos cidadãos, uma avaliação sobre diferentes questões pertinentes na vivência do espaço público, com implicações tanto na concretização do desenho urbano, como na definição de prioridades de requalificação em cada praça, obter igualmente um diagnóstico da situação existente, recolher ideias e sugestões para a zona, apoiar a definição das prioridades de intervenção e integrar nos projetos os resultados em desenvolvimento. 

Desta forma, foram registadas Online participações dos cidadãos para a Praça Viscondessa dos Olivais, durante os meses de março e abril de 2015, através da respetiva plataforma digital de participação da CML.

Foi realizada uma sessão pública, promovida pela junta de Freguesia dos Olivais, no dia 12 de fevereiro de 2016, na Casa da Cultura da referida Junta, tendo sido apresentado o projeto e auscultada a população.

 

 

 Apresentação (11.4 MB)

Da análise das preocupações e sugestões apresentadas na plataforma digital da CML, salientam-se as seguintes:

INTERVENÇÃO INTEGRADA

Requalificação e Salvaguarda de Objectos Singulares Arquitectónicos – Coreto, Chafariz e Urinol

Construção de Equipamento infantil e Jardim

Reestruturação e requalificação das áreas e ligações pedonais e respetivos pavimentos

Reorganização viária e de estacionamento

Organização de Eventos e Feiras para promover utilização da Praça e do Coreto

INFRAESTRUTURAS

Colocar no subsolo redes de infraestruturas aéreas 

Mudar localização de Ecoponto

ESPAÇO PARA O PEÃO 

Pedonalização da Praça Viscondessa dos Olivais e requalificação de pavimentos;

Ligação Pedonal ao Eixo Parque das Nações;

Repavimentação da Travessa dos Buracos e ligação à Av. Berlim;

Replantação de árvores e criação de mais áreas com sombra no verão;

Melhorar mobiliário urbano

Criar áreas de estadia e de esplanada

CIRCULAÇÃO E MOBILIDADE

Retirar trânsito pesado do interior da Praça

Ligação viária à Av. Infante D. Henrique pela Rua do Conselheiro Mariano de Carvalho 

ESTACIONAMENTO

Reorganização/eliminação de estacionamento