Início » Viver » Urbanismo » Espaço Público » Uma Praça em Cada Bairro » Rua Actriz Palmira Bastos

Rua Actriz Palmira Bastos

LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO

Freguesia: MARVILA 

Bairro: BAIRRO DAS AMENDOEIRAS


A Rua Actriz Palmira Bastos localiza-se na freguesia de Marvila, genericamente circunscrita a norte pela Rua Dr. José Espírito Santo e a sul/poente pela Av. Dr. Augusto de Castro.

A intervenção abrange todo o espaço público do arruamento, bem delimitado pelas suas densas frentes edificadas a nascente e poente, conjuntamente com o edifício isolado a sul que remata a rua.

Acresce à área de intervenção uma bolsa a norte, no cruzamento da Rua Dr. José Espírito Santo e da Av. Dr. Augusto de Castro.

Área de intervenção aproximada: 10.422 m².

Início Obra: Zona A - 6 de março de 2017 | Zona B - 4 de abril de 2019

Conclusão Prevista:

  • Zona A- Concluído em julho de 2017
  • Zona B - 4 meses

 

Empreiteiro: Luís Frazão/ XIX – Diversos Locais

Objetivos

  • Melhorar a circulação de peões, por introdução de pavimento confortável e rebaixado, junto ao canal rodoviário;
  • Instalar pavimentos e materiais que deem à rua uma característica própria, identificativa, e uma imagem diferente da envolvente;
  • Introduzir passadeiras bem identificadas e nos pontos principais de atravessamento da rua;
  • Criar e reforçar as zonas de lazer, com bancos e mais vegetação, juntos dos espaços de restauração e de convívio;
  • Melhorara a ligação pedonal à Rua Luiz Pacheco;
  • Regular o trânsito e reordenar o estacionamento;
  • Construir novas redes de eletricidade e introduzir nova iluminação pública.

Na sequência da aprovação do programa UMA PRAÇA EM CADA BAIRRO, em reunião de Câmara de 28 de maio de 2014, passou-se para uma recolha de contributos por parte da população mais diretamente ligada aos locais de intervenção.

Com o processo de participação pretendeu-se obter, por parte dos cidadãos, uma avaliação sobre diferentes questões pertinentes na vivência do espaço público, com implicações tanto na concretização do desenho urbano, como na definição de prioridades de requalificação em cada praça, obter igualmente um diagnóstico da situação existente, recolher ideias e sugestões para a zona, apoiar a definição das prioridades de intervenção e integrar nos projetos os resultados em desenvolvimento. 

Desta forma, foram registadas Online participações dos cidadãos para a Rua Atriz Palmira Bastos, durante o período de dois meses, março e abril de 2015, através da respetiva plataforma digital de participação da CML.

Os contributos dos munícipes e todas as sugestões recolhidas foram analisadas e ponderadas no âmbito dos objetivos do programa e das linhas de acção propostas.

Da análise das preocupações e sugestões apresentadas, salientam-se as seguintes:

Trânsito num só sentido; 

Mais estacionamento automóvel e ordenado; 

Zona de estar/lazer com mobiliário resistente;

Colocar parquímetros, pois os moradores não têm meios para estacionar;

Limpeza das ruas.

Decorreu no dia 15 de dezembro de 2016, nas instalações da AMBA – Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras - , uma sessão pública, organizada pela CML e pela Junta de Freguesia de Marvila, para apresentação do projeto Uma Praça em Cada Bairro para a Rua Actriz Palmira Bastos.

Com o objetivo de dar seguimento à requalificação, decorreu mais uma  sessão pública,  no dia  1 de maio de 2018, para apresentação da Fase B da intervenção e recolha de contributos.

 

Espaço Público: Reduzir a faixa de rodagem, alargamento dos passeios, exclusão das bolsas de estacionamento existentes, introdução de ciclovia e estrutura arbórea.

Estudo Urbano: elaborar um estudo de fachadas para a envolvente edificada da rua, que através de uma nova paleta de cores permita uma identificação própria da Praça;

 

Forças Fraquezas

Boa acessibilidade com o metro e carris;

Existência de frentes de comércio e esplanadas associadas;

Zona dotada de muitos lugares de estacionamento;

Estacionamento abusivo interferindo com o peão;

Não possui estacionamento de bicicletas e mobiliário urbano.

Oportunidades Ameaças

Intervir no espaço público como potenciador do reforço desta centralidade no âmbito do projeto alargado da regeneração social de Marvila – Programa Viver Marvila;

Proximidade do futuro Hospital de Todos os Santos;

Regularização com diminuição da oferta de estacionamento à superfície;