Carta Desportiva

O Desporto tem vindo a ganhar um crescente protagonismo na sociedade atual, afirmando-se pela sua transversalidade a diversas áreas do saber, o que justifica uma maior atenção por parte dos municípios, nomeadamente no que respeita ao planeamento de espaços destinados a este uso e também no volume de investimentos que lhe é destinado.  

A atual proposta de “Carta Desportiva de Lisboa”, recentemente elaborada no Departamento de Desporto, nos termos das atribuições que lhe estão acometidas, por um lado, analisa a situação do Desporto no concelho de Lisboa, na vertente das instalações e das atividades desportivas, do movimento associativo desportivo e do desporto escolar e, por outro, apresenta propostas com vista ao desenvolvimento de uma rede hierarquizada de infra-estruturas que seja o suporte de uma oferta desportiva, diferenciada e de qualidade, que responda às reais necessidades da população que reside, trabalha, estuda ou visita a cidade de Lisboa.

A dinâmica que caracteriza esta temática implica que a “Carta Desportiva de Lisboa” seja entendida como um processo, sujeito a monitorização e consequentes atualizações, de modo a ajustar as propostas à realidade de cada momento, no que respeita à demografia, ao território e às tendências de procura.

Assim, o documento apresentado para análise e deliberação em sessão de Câmara, constitui a primeira fase deste processo, que se integra no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal em revisão.

O Pelouro do Desporto com a elaboração da Carta Desportiva concretiza um dos objetivos programáticos apresentados à população de Lisboa.

Carta Desportiva de Lisboa aprovada em Sessão de Câmara no dia 29 de Julho de 2009.