O Júri do Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura dos anos 2013, 2014, 2015 e 2016 foi constituído pela Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Dra. Catarina Vaz Pinto, pelo Senhor Diretor Municipal de Urbanismo, Arquiteto Jorge Catarino Tavares, e pelos seguintes membros externos: personalidade nomeada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Arquiteto Sérgio Melo (anos 2013 e 2014); representante da Academia Nacional de Belas Artes, Arquiteto Francisco Berger; representante da Ordem dos Arquitetos, Arquiteto Cândido Chuva Gomes; representante da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Arquiteto João Pardal Monteiro.

Foram analisadas pelo Júri um total de 967 obras. Para o ano de 2013 correspondem duzentas e cinquenta e quatro obras candidatas, para o ano de 2014 correspondem trezentas e vinte e três obras candidatas, para o ano de 2015 correspondem cento e sessenta e oito obras candidatas e para o ano de 2016 correspondem duzentas e vinte e duas obras candidatas.

O Júri deliberou galardoar as seguintes obras:

 

 

Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura de 2013

Ampliação da ETAR de Alcântara incluindo a sua nova cobertura, localizada na Avenida de Ceuta, da autoria dos Arquitetos Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus e do Arquiteto Paisagista João Ferreira Nunes, teve como promotor a Simtejo-Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão SA. 

Menções Honrosas de 2013

Construção do edifício de serviços, localizado no nº3 da Rua Laura Ayres, da autoria do Arquiteto João Luís Carrilho da Graça, e promoção da Novasede – Actividades Imobiliárias, SA.

Construção do edifício de habitação, localizado no nº32 da Rua Teófilo Braga, da autoria e promoção do Arquiteto José Paulo Feio Ribeiro Mateus.

Alteração de edifício para Casa da Severa, localizada no nº2 do Largo da Severa, da autoria do Arquiteto José Adrião, e promoção da Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

 

Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura de 2014 

Alteração do Banco de Portugal – Museu do Dinheiro, localizado no Largo de São Julião, da autoria dos Arquitetos Gonçalo Byrne e João Pedro Falcão de Campos, e promovido pelo Banco de Portugal.     


Menções Honrosas de 2014

Construção de edifício de habitação, localizado non nº 5 da Travessa do Patrocínio, da autoria do arquiteto Luís Maria Belo Rebelo de Andrade, e promovido por Sigma Pax Investimentos, SA.

Recuperação e Valorização do Museu do Teatro Romano, localizado no nº3 da Rua de São Mamede, com autoria dos Arquitetos Daniela Ermano e João Carrasco, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

 

Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura de 2015 

Alteração dos Terraços do Convento do Carmo, localizado no Largo do Carmo, com autoria dos Arquitetos Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. 



Menções Honrosas de 2015

Construção de edifício de habitação, localizado no n º4 da Rua Dom Francisco de Almeida, com autoria da Arquiteta Ana Mafalda Sequeira Batalha e promovido por Terraquinta, Gestão e Administração de Património Imobiliário SA.

Construção do Museu Nacional dos Coches, localizado no perímetro definido pela Avenida da Índia, Praça Afonso de Albuquerque e Rua da Junqueira, com autoria dos Arquitetos Paulo Mendes da Rocha, MMBB, Arquitetos Lda., Ricardo Bak Gordon e Arquiteto Paisagista João Ferreira Nunes, promoção da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

 

 

 

Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura de 2016 

Alteração do Cine-Teatro Capitólio, localizado no Parque Mayer, com autoria do Arquiteto Alberto Souza Oliveira, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. 


Menções Honrosas de 2016

Alteração do Centro Comercial Caleidoscópio, localizado no Campo Grande, com autoria do Arquiteto Pedro Lagrifa Carvalhais de Oliveira e promoção da Universidade de Lisboa.


Construção do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
, localizado na Avenida Brasília, com autoria da Arquiteta Amanda Jane Levete e promoção da Fundação EDP.

Fig.1 - ETAR de Alcântara na Avenida de Ceuta.
Fig.2 - ETAR de Alcântara na Avenida de Ceuta.
Fig.3 - Edifício de serviços na Rua Laura Ayres – Pólo Tecnológico de Lisboa.
Fig. 4 – Edifício de habitação na Rua Teófilo Braga nº32.
Fig. 5 – Casa da Severa no Largo da Severa nº2.
Fig. 6 – Banco de Portugal – Museu do Dinheiro no Largo de São Julião.
Fig. 7 – Banco de Portugal – Museu do Dinheiro no Largo de São Julião.
Fig. 8 – Banco de Portugal – Museu do Dinheiro no Largo de São Julião.
Fig. 9 – Edifício de habitação na Travessa do Patrocínio nº5.
Fig. 10 – Museu do Teatro Romano na Rua de São Mamede nº3.
Fig. 11 – Terraços do Convento do Carmo no Largo do Carmo.
Fig. 12 – Terraços do Convento do Carmo no Largo do Carmo.
Fig. 13 – Edifício de habitação na Rua Dom Francisco de Almeida nº4.
Fig. 14 – Museu Nacional dos Coches na Avenida da Índia / Praça Afonso de Albuquerque/ Rua da Junqueira.
Fig. 15 - Cine-Teatro Capitólio no Parque Mayer.
Fig. 16 - Cine-Teatro Capitólio no Parque Mayer.
Fig. 17 – Centro Comercial Caleidoscópio no Jardim do Campo Grande.
Fig. 18 – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) na Avenida Brasília.