Início » Voluntariado2015 » Apresentação

Apresentação

A competição Capital Europeia do Voluntariado foi instituída em 2013 pelo  Centro Europeu de Voluntariado que consiste numa rede de cerca de 80 agentes de apoio e centros de voluntariado nacionais, regionais e europeus em toda a Europa. 

Esta iniciativa visa promover e desenvolver o voluntariado a nível local, reconhecendo as cidades que apoiam as recomendações da  Opens external link in new windowA.P.E.V. – Agenda Política Europeia para o Voluntariado.

A A.P.E.V. tem como objetivo garantir o legado do Ano Europeu do Voluntariado 2011 para a criação de um enquadramento político mais eficiente e eficaz na Europa, visando o apoio e a promoção de voluntários, das organizações e dos seus parceiros.

Na primeira edição, foram candidatas as cidades de Guimarães (Portugal), Laval e Rennes (França) e Barcelona (Espanha), esta última eleita a Capital Europeia do Voluntariado 2014.

Na 2ª edição do concurso foram candidatas as cidades de Basileia (Suíça), Nápoles (Itália) e a capital Portuguesa, tendo sido Lisboa a cidade eleita. 

Comissão Organizadora

Para a organização da iniciativa Lisboa, Capital Europeia de Voluntariado 2015 constituiu-se uma Comissão Organizadora que, numa lógica de parceria, acompanhou e contribuiu para a implementação do programa que assinalou esta distinção, ao longo de 2015.

Foram elementos da Comissão Organizadora as seguintes entidades:

Parceiros media