Lisboa recebe voluntários romenos

Novembro 11, 2015
Array

Enquadrada no programa “Capital Europeia do Voluntariado - Lisboa 2015” decorreu, dia 11 de novembro, nos Paços do Concelho, uma reunião com 15 jovens romenos, que durante um mês vão fazer voluntariado em Lisboa.

Os jovens, com idades compreendidas entre os 19 e os 29 anos, chegaram a Lisboa através de uma ação promovida pela Associação SPIN, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, que visa o intercâmbio de formação e cooperação entre os povos, no âmbito do “projecto capitALL".

A iniciativa, que pretende partilhar experiências e projetos entre jovens voluntários, é uma ação conjunta entre Cluj (Roménia), a Capital Europeia da Juventude,  e Lisboa, a Capital Europeia do Voluntariado, que também enviou um grupo de 15 jovens portugueses para aquela cidade romena, onde se encontram a participar em programas locais. 

Para Sérgio Xavier, do gabinete do vereador dos Direitos Sociais, “esta é uma forma de Lisboa enfrentar alguns problemas na compreensão do que é o voluntariado e encontrar, com as organizações, soluções para se estabelecerem parcerias”.

Nesta reunião, onde participaram várias associações que promovem atividades de voluntariado, Adela Militaru, voluntária em Cluj desde 2007, e uma das jovens que vai prestar voluntariado em Lisboa, mostrou-se feliz por estar na capital portuguesa, afirmando que o voluntariado é uma oportunidade para “fazer uma ponte importante entre as comunidades”.