Presidente da CML nas Nações Unidas - Cidades dão contributos para a Cimeira do Rio, 20 anos depois

Abril 24, 2012

Presidente da CML nas Nações Unidas com altos representantes locais e regionais

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, um dos copresidentes das Cidades e Governos Locais Unidos, António Costa participou ontem, dia 23 de abril, na Reunião ao mais alto nível destinada a debater “Que futuro querem as Autoridades Locais e Regionais: contributos para Rio+20”, que decorreu na sede da ONU, em Nova Iorque. Neste encontro, que se realizou com o apoio da Aliança das Cidades, esteve presente o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki Moon.

No ano em que se comemora o vigésimo aniversário da Cimeira da Terra, com a Cimeira Rio + 20, a ter lugar em junho deste ano na cidade do Rio de Janeiro, está em curso uma reflexão alargada sobre as lacunas e progressos nas políticas de desenvolvimento sustentável em todo o mundo nos últimos anos a qual deverá ser transmitida aos promotores daquele encontro.

Uma delegação de representantes de alto nível das autoridades sub-nacionais das principais redes internacionais dos governos locais em todo o mundo, reuniu-se por isso nas Nações Unidas com os responsáveis da Rio+20. A delegação partilhou a sua visão de um futuro sustentável. Tendo em conta a necessidade de ir além de abordagens sectoriais, as autoridades locais e sub-nacionais chamaram a atenção para a necessidade de se humanizar o debate e para a necessidade de se criar um quadro integrado de avaliação do desenvolvimento sustentável em áreas como a coesão territorial, a inclusão social e equidade e as adaptações às alterações climáticas.