Home » Living in » Environment » Monsanto Forest Park

Parque Florestal de Monsanto

Monsanto Forest Park offers a wide range of activities - including mountain bike trails, or the opportunity to become a cross-country runner, climber or even a skater! But if you simply want to relax with your family, you can stroll along hiking trails in Monsanto Park, or have a picnic in our Picnic Area. Come and discover what we have to offer.

 

 

Mapa do Parque Florestal de Monsanto

Consulte aqui o Mapa do PFM

80º Aniversário do Parque Florestal de Monsanto


Há 80 anos atrás, no dia 1 de novembro de 1934, por iniciativa de Duarte Pacheco, é publicado o Decreto-Lei 24625 que estabelece a criação do Parque Florestal de Monsanto. As ideias iniciais de Carlos Ribeiro e Nery Delgado (1868) de florestação da serra e de Eugénio MacBrid (1926) para a criação de um Parque com estes objetivos, viam-se assim concretizadas.

Ao longo destes 80 anos, nomes como o de Keil do Amaral, Joaquim Rodrigo e Souto Cruz ver-se-iam ligados ao plano, construção e direcionamento ambiental para aquilo que o Parque de Monsanto hoje é.

Com uma utilização diária muito intensa (em particular aos fins de semana e nos recintos mais infraestruturados), o Parque oferece a todos os lisboetas e aos restantes utilizadores passivos, uma paisagem, uma qualidade do ar, uma estabilidade climática e uma biodiversidade ímpares, quando comparadas com outras capitais.

A comemoração destes 80 anos, com iniciativas especiais, que se prolongarão pelos próximos 365 dias, justifica um olhar mais demorado e uma visita ainda mais atenta a este Parque da cidade feito para as pessoas.

Divisão de Gestão e Manutenção do Parque Florestal de Monsanto, 1 de novembro de 2014