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Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Área Metropolitana de Lisboa

A elaboração do “Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável da Área Metropolitana de Lisboa” (PAMUS-AML), resulta da obrigatoriedade emanada do Acordo de Parceria entre a Comissão Europeia (CE), o Governo Português e dos Programas Operacionais para a elaboração de planos desta natureza. Resulta ainda da necessidade de elaborar uma estratégia de intervenção coerente à escala metropolitana para o período de vigência do próximo Quadro Comunitário de Apoio, enquadrando os projetos dos dezoito municípios no domínio da mobilidade urbana sustentável e já candidatados no  PEDU. Para além das questões anteriormente referidas a elaboração dos PAMUS é uma aposta importante para a promoção de padrões de mobilidade mais sustentáveis, tendo em consideração que:

  1. As últimas décadas foram marcadas pelo acréscimo significativo das viagens motorizadas, em especial nas áreas metropolitanas e nos principais centros urbanos, assim como pela alteração dos padrões de mobilidade fruto do desenvolvimento económico, tecnológico e social;
  2. A melhoria das infraestruturas rodoviárias e o aumento significativo da taxa de motorização que se refletiu no crescimento significativo das viagens motorizadas, nomeadamente das viagens realizadas em transporte individual e no decréscimo da utilização dos transportes públicos e modos suaves;
  3. O modelo de ordenamento do território assente na progressiva dispersão urbana de cariz residencial e na descentralização das atividades e serviços é uma tendência que se mantêm e que tem vindo a contribuir para os padrões de mobilidade atuais;
  4. A predominância de padrões de mobilidade assentes na utilização do transporte individual (TI) acarreta importantes impactes, em especial em meio urbano, quer ao nível da degradação da qualidade de vida da população, pela ocorrência frequente de congestionamentos e degradação do espaço público por apropriação pelo automóvel, quer ao nível ambiental com a degradação da qualidade do ar e aumento dos níveis de ruído;

Com a elaboração do PAMUS-AML, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) fica dotada de um documento estratégico que oriente a sua atuação no horizonte do plano de ação, e que se constituirá igualmente como um instrumento obrigatório para a candidatura de projetos à prioridade 4.5 do Portugal 2020.

Consulte a  documentação relativa ao Plano (de Ação) Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Lisboa.

Circulation conditions for vehicles used for Tourist Activities

See the Notice 123/P/2015  here (162 KB)

See where the traffic is forbidden for vehicles used for Tourist Activities:
 Santa Maria Maior (14.1 MB)
 Misericórdia (6.6 MB)
 Santo António (2.1 MB)

Circulation conditions for vehicles used for Tourist Activities

Concluída a fase experimental, o projeto piloto BUS&MOTO foi alargado a outros corredores BUS através da aprovação, por unanimidade, em reunião de câmara pública de 28 de junho da  Proposta nº 442/CML/2017 (761 KB). Este alargamento considera 93 corredores BUS que passarão a ter circulação de motociclos e ciclomotores.