Lisboa começou a compostar

22, May 2018
Os primeiros compostores foram entregues durante uma ação de formação na Junta de Freguesia de Alvalade, a Câmara Municipal tem quatro mil para oferecer aos munícipes.

Na verdade já alguns programas promovem a compostagem, mas agora chegou o momento dos munícipes fazerem a reciclagem dos seus lixos orgânicos no quintal, no logradouro ou no jardim. Os primeiros compostores no âmbito do programa municipal Lisboa a Compostar foram entregues em 21 de maio, durante uma ação de formação que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de Alvalade.

Foram 25 os moradores que durante cerca de uma hora ouviram as explicações sobre a utilidade da compostagem e a forma de a fazer, no final receberam o respetivo equipamento e um guia prático. 

A Câmara Municipal tem quatro mil compostores para distribuir gratuitamente pela população, o programa tem sido recebido com entusiasmo e conta já com mais de mil inscrições. Os próximos meses serão agitados, nos serviços municipais de Higiene Urbana prevê-se a realização de 160 ações de formação semelhantes. 

Estima-se que do lixo comum produzido diariamente em Lisboa, 240 toneladas sejam biodegradáveis. A informação é referida no guia prático de compostagem elaborado pelos serviços, que refere o Lisboa a Compostar como um passo no sentido de valorizar esta grande quantidade de resíduos, que desta forma podem ser reciclados nos quintais, nos jardins e mesmo nos logradouros das habitações, produzindo um composto ecológico para fertilização da terra. 

Para se inscrever e receber gratuitamente o seu compostor basta aceder ao portal do Lisboa a Compostar