Início » Viver » Ambiente » Parque Florestal de Monsanto

Parque Florestal de Monsanto

Espaço com cerca de 900ha de vastas áreas de mata diversificada, o Parque Florestal de Monsanto oferece grandes potencialidades para o recreio passivo. A mata fechada nem sempre é um local acolhedor para o homem, no entanto, o seu contraste com a clareira e a abertura pontual de amplas vistas sobre a cidade e o rio, fazem do Parque Florestal de Monsanto um local muito atrativo do ponto de vista paisagístico.

O Parque Florestal de Monsanto oferece um vasto conjunto de atividades. Aqui poderá descobrir uma série de trilhos para a prática de BTT, ou transformar-se num verdadeiro corredor, escalador ou até skater! Mas se pretender simplesmente descansar em família poderá realizar passeios pelos trilhos de Monsanto, ou realizar um piquenique nos nossos Parques de Merendas, venha descobrir as nossas propostas. 

Informação sobre o enquadramento legal das atividades de ar livre e os direitos do consumidor nesta área pode ser consultada na brochura " Atividades de Ar Livre (684 KB)”, editada pela Direção Geral do Consumidor, bem como  numa publicação especial sobre o Parque Florestal de Monsanto intitulada “ Atividades de Ar Livre do Parque Florestal de Monsanto (1.1 MB)”, editada em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa.

O Parque disponibiliza um programa de atividades lúdico-pedagógicas. Esta oferta educativa tem por objetivo dar a conhecer o Parque Florestal de Monsanto, valorizando a sua história e características bem como toda sua biodiversidade.

O Parque Florestal de Monsanto recebeu, a 17 de Março de 2016, a Certificação da Gestão Florestal no âmbito do  FSC®(Forest Stewardship Council®) (C114377) (69 KB), a mais importante certificação mundial em matéria de conformidade ambiental das explorações florestais, assumindo o Município, o seu empenho na manutenção dos níveis de qualidade e exigência na Gestão Florestal.

O FSC é uma organização sem fins lucrativos, de âmbito internacional, dedicada à promoção de uma gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável das florestas no mundo inteiro.

A certificação de gestão florestal tem por base os princípios e critérios do FSC e resultou da vontade da CML de seguir padrões de gestão responsável, internacionalmente reconhecidos e aceites, permitindo evidenciar que o Parque Florestal de Monsanto é gerido de forma ecologicamente adequada.

 Politica de Gestão Florestal do Parque Florestal de Monsanto (194 KB)

Mapa do Parque Florestal de Monsanto

Consulte aqui o Mapa do PFM