Início » Viver » Ambiente » Ruido » Mapas de Ruído

Mapas de Ruído

O Mapa de Ruído é uma representação gráfica da distribuição espacial dos níveis de ruído ambiente exterior, constituindo-se como um meio de diagnóstico, revelador em detalhe das emissões sonoras, da influência das diferentes fontes e da população exposta a este.

O Mapa de Ruído da cidade de Lisboa representa os níveis de ruído de acordo com os indicadores estabelecidos pela legislação nacional. São utilizados dois indicadores de ruido, o Ln que representa o ruido medio durante o período noturno (das 23h00 as 7h00) e o indicador Lden que representa uma media ponderada das 24 horas do dia, sendo cada classe de ruido, expressa em dB(A), e representada por uma escala cromática.

Para o cálculo dos níveis sonoros, foi utilizado o software Cadna-A, que tem como base vários modelos matemáticos, permitindo simular o ruído proveniente das várias fontes existentes na cidade. Para a simulação foi criado um modelo tridimensional, que inclui o terreno e todos os obstáculos à propagação do som, como são exemplo, edifícios, muros e barreiras acústicas.

Foi ainda considerada toda a malha viária da cidade de Lisboa, incluindo estradas, caminhos-de-ferro, linhas de elétrico e rotas aéreas de aproximação e descolagem.

São apresentados dois mapas de ruído, a saber:

  • Mapa de Ruído Global para período diurno-entardecer-noturno, que representa os níveis sonoros resultantes do somatório da contribuição de todas as fontes de ruído, para todos os períodos do dia, representado pelo indicador Lden;
  • Mapa de Ruído Global para o período noturno, que representa os níveis sonoros resultantes do somatório da contribuição de todas as fontes de ruído, para o período noturno, entre as 23h00 e as 07h00, representado pelo indicador Ln.

 Mapa de Ruído Global para período diurno-entardecer-noturno (258 KB)

 Mapa de Ruído Global para o período noturno (255 KB)