Início » Viver » Animais de Companhia » Casa dos Animais de Lisboa

Casa dos Animais de Lisboa

A  Casa dos Animais de Lisboa (ex-canil/gatil municipal) é o Centro de Recolha Oficial de animais errantes na cidade. Promove a sua captura e tratamento, executa ações tendentes à redução do seu abandono e fomenta a adoção responsável. Ao mesmo tempo assegura as tarefas inerentes à profilaxia da raiva e outras doenças transmissíveis por animais.

A gestão da Casa dos Animais de Lisboa é feita de acordo com o  Manual de Procedimentos (209 KB) vocacionado para a promoção do bem-estar animal, preparado por um Grupo de Trabalho criado em junho de 2013.



ALERTA - Casa dos Animais da Câmara de Lisboa presta serviços gratuitos na adoção de animais

Estão a correr no facebook mensagens sobre os cães acolhidos na Casa dos Animais de Lisboa em que são solicitados donativos e apoios à adoção.

Esta informação não é rigorosa e pode ser considerada atentatória do bom nome da Câmara Municipal de Lisboa, enquanto entidade responsável que tem à sua guarda animais maioritariamente abandonados.

A Câmara de Lisboa tem vindo a promover a adoção responsável, sempre que possível em cooperação com associações de proteção de animais. Nesse sentido, disponibiliza no Portal da CML toda a informação sobre os  animais em condições de adotar, os quais podem ser livremente visitados na Casa dos Animais de Lisboa (Estrada da Pimenteira, Parque Florestal de Monsanto). 

Nos casos de adoção, a Casa dos Animais de Lisboa presta vários serviços e atos médicos de forma gratuita, como seja a esterilização, a desparasitação, a identificação eletrónica e a medicação, se à data o animal estiver em tratamento.

A Câmara Municipal de Lisboa não pode, pois, deixar de alertar os adoptantes  para os casos em que são solicitados donativos destinados a serviços que são gratuitamente prestados pala Câmara.