Início » Viver » Cultura e Lazer » Ar Livre » Quiosques e Esplanadas

Quiosques / Esplanadas

Os quiosques, pequenos espaços comerciais destinados à venda de tabaco, revistas, jornais, lotarias, refrescos e petiscos, surgem em Lisboa nos finais do século XIX, nas principais praças e largos, avenida da Liberdade e zona ribeirinha. Nalguns casos, como por exemplo o quiosque "Rei dos Torresmos" no Cais do Sodré, também vendiam peixe frito, azeitonas, torresmos e filetes de bacalhau.

Funcionavam como um ponto de encontro obrigatório, no início de um dia de trabalho para o chamado mata bicho (gíria para a primeira refeição do dia), ao fim do dia e pela noite dentro, para conviver.
Nos anos 80 do século XX, a tradição dos quiosques foi retomada pela Câmara Municipal, recuperando os antigos espaços, ainda em funcionamento, e criando novos, com espaço de esplanada.Desde o início do século XXI que o regresso dos quiosques ao quotidiano dos lisboetas é uma realidade. Existem mais de 40 em pleno funcionamento, em várias zonas da cidade.

Nalguns quiosques os tradicionais refrescos de limonada chic, orchata, groselha, chá gelado, leite perfumado, mazagrã (bebida de café) e capilé podem ser, novamente saboreados.
Muitos dos novos quiosques têm uma programação regular de animação cultural.
Estes quiosques são atribuídos por concurso público. Ver mais...

Curiosidades:
orchata: bebida não alcoólica feita à base de amêndoas com açúcar, água e gelo;
capilé: refresco à base de xarope de folha de avenca e essência de flor de laranjeira misturado com água;
limonada chic: sumo de limão ao qual se junta a casca batida, para tornar a bebida mais cremosa e menos amarga;
leite perfumado: leite fervido com canela, limão e açúcar. Serve-se gelado.

TodosABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 0-9

Category filter:




1 a 40 em 50