Início » Viver » Cultura e Lazer » Estratégias para a Cultura

Estratégias para a cultura na cidade de Lisboa

Este relatório final das Estratégias para a cultura 2017 configura um documento de síntese dos trabalhos realizados os quais compreenderam, conforme o contratualizado com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), uma primeira fase de diagnóstico da situação cultural no concelho de Lisboa, e uma segunda fase centrada na (re)definição das estratégias de atuação, concretizando objetivos e subobjetivos para a ação, medidas concretas de política, bem como instrumentos para a monitorização da sua implementação.

“Lisboa mudou muito desde 2009. Sentimos por isso a necessidade de atualizar o exercício de planeamento estratégico realizado então no domínio da cultura, voltando a convocar artistas, produtores, técnicos e demais agentes culturais para participar numa reflexão alargada sobre o presente e o futuro cultural da cidade. A reflexão estratégica constitui uma dimensão essencial da actividade política e pensamos que ela hoje não deve ser realizada, nem à margem da sociedade civil, nem à margem de parâmetros internacionalmente reconhecidos e aceites. Nesse sentido, esta auscultação do setor insere se também no programa ‘Lisboa Cidade-Piloto da Agenda 21 para a Cultura‘ uma iniciativa da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) a que recentemente aderimos, constituindo o relatório que agora se apresenta uma das suas medidas-piloto.
Agradeço a todas e a todos que, dentro e fora do universo municipal da cultura, contribuíram com as suas opiniões, comentários, críticas, esperando que da discussão realizada possam surgir novos caminhos para que Lisboa seja sempre e cada vez mais uma cidade com um ecossistema cultural vivo, dinâmico, diversificado, criador de oportunidades para todos os que nela vivem, trabalham e (a) visitam.”

Catarina Vaz Pinto
Junho 2017

 Relatório Final Estratégias para a Cultura na cidade de Lisboa 2017 (5.5 MB)

Anexos:

Anexo 1 -  Nota metodológica do retrato estatístico do setor da cultura em Lisboa (79 KB)
Anexo 2 -  Nota metodológica da análise às Agendas Culturais de Lisboa — 2015 (69 KB)
Anexo 3 -  Estrutura orgânica da DMC (133 KB)
Anexo 4 -  Estrutura orgânica da EGEAC (140 KB)
Anexo 5 -  Materiais fornecidos pela CML consultados (50 KB)
Anexo 6 -  Estudo de Públicos da EGEAC (Sumário executivo) (150 KB)
Anexo 7 -  Bibliografia sobre cultura em Lisboa (238 KB)
Anexo 8a -  Autoavaliação da implementação das medidas propostas nas Estratégias para a cultura 2009 (133 KB)
Anexo 8b -  Autoavaliação da implementação dos projetos propostos nas Estratégias para a cultura 2009 (88 KB)
Anexo 9 -  Guiões de apoio ao Workshop inicial, na Biblioteca de Marvila (130 KB)
Anexo 10 -  Agenda 21 para a Cultura – Radar 1 (204 KB)