Início » Viver » Desporto » Programa de Apoio à Expressão e Educação Física Curricular do 1º Ciclo

Programa de Apoio à Expressão e Educação Física Curricular do 1º Ciclo

Iniciado em 2008, o Programa de Apoio à Natação Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico é dirigido aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de todas as escolas públicas da cidade de Lisboa. O programa, de frequência integralmente gratuita, proporciona as condições necessárias para a adaptação ao meio aquático e a aprendizagem da natação, competências fundamentais no processo formativo das crianças que estão definidas no programa curricular oficial da Expressão e Educação Físico Motora.

Em 2012/2013, o programa foi alargado aos alunos com Necessidades Educativas Especiais integrados nas Unidades de Apoio Especializado (para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdo Cegueira Congénita e para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo).

Com base no sucesso do programa de Apoio à Natação Curricular, este ano letivo 2015/2016, a Câmara Municipal de Lisboa ampliou a sua ação educativa, apoiando as escolas na lecionação do Bloco de Jogos.

Através do Programa de Expressão e Educação Físico-Motora a CML assegura as condições necessárias para que todos os professores do 1º ciclo do ensino básico de Lisboa possam garantir aos seus alunos as aprendizagens contantes no programa Nacional de Expressão e Educação Físico-Motora nas áreas da natação e dos jogos.

A participação neste programa é gratuita, devendo as escolas interessadas proceder à sua inscrição durante o mês de julho.
O programa é desenvolvido pelos Departamentos da Atividade Física e Desporto e de Educação.

Ensino Regular
Consiste num bloco de 12 aulas por ano letivo e por turma, ministrado por professores de educação física ou técnicos de natação da CML, em conjunto com os respetivos professores titulares das turmas.
As aulas são organizadas em 2 sessões semanais de 45 minutos durante um período de 6 semanas consecutivas.

Unidades de Apoio Especializado

As atividades aquáticas adaptadas desenvolvem-se ao longo de 10 semanas (1 sessão semanal), através de um apoio especializado, tendo cada aula a duração de 30 minutos.

Jogos
Bloco de 12 aulas por turma por cada ano letivo, funciona com duas sessões semanais de 45 minutos durante 6 semanas consecutivas. As aulas decorrem nas Instalações da própria Escola no horário

Proporcionar as condições necessárias para que todos os professores do 1º Ciclo Ensino Básico de Lisboa possam garantir aos seus alunos as aprendizagens contantes no programa Nacional de Expressão e Educação Físico-Motora na área da Natação e dos Jogos. A Educação Física é uma área disciplinar de frequência obrigatória (DL nº 139/2012 de 5 de julho, alterado pelo DL nº 91/2013 de 10 de julho)

Alunos inscritos do 1º ao 4º ano de escolaridade das escolas da rede pública da cidade de Lisboa incluindo os alunos integrados nas Unidades de Apoio Especializado (UAE)

  • Protocolo entre o Município de Lisboa e o Agrupamento de Escolas
  • Inscrição aberta a todas as turmas e Unidades de Apoio Especializado
  • O programa é totalmente gratuito