Início » Viver » Educação » Dentro da Escola » Componente de Apoio à Família

Componente de Apoio à Família (CAF)

A Componente de Apoio à Família (CAF) e as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) constituem uma resposta social às crianças e às famílias, prevista nas disposições legais em vigor que reforça a generalização do conceito de escola a tempo inteiro e engloba uma componente para a educação pré-escolar e outra para o 1º ciclo do ensino básico.

Nestas componentes são proporcionadas a todos os alunos atividades de caráter lúdico-pedagógico, definidas e avaliadas pela entidade executora em parceria com o Agrupamento de Escolas.

Na educação pré-escolar as atividades funcionam nos períodos entre as 8:00h e as 9:00h e entre as  15:30h e as 17:30h; no 1º ciclo, entre as 8:00h e as 9:00h e entre as 17:30h e as 19:00h.

Nos períodos de interrupção letiva - com exceção do mês de agosto - a CAF funciona entre as 8:00h e as 19:00h.

A autarquia assegura o fornecimento de lanches às crianças que frequentam a CAF, sendo o mesmo gratuito para as crianças que usufruem dos benefícios definidos para os escalões A e B da Ação Social.

Todas as escolas da cidade têm oferta de CAF, sendo a autarquia a entidade financiadora, com exceção da educação pré escolar em que existe cofinanciamento do Ministério da Educação e Ciência.

A frequência de CAF tem um custo associado para os pais/encarregados de educação do aluno, de acordo com o enquadramento nos escalões A e B da Ação Social Escolar (ASE).

As entidades executoras poderão ser Juntas de Freguesia, Associações de Pais, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou outras entidades sem fins lucrativos.