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Projetos promovidos pelo Município

Passaporte Escolar

Passaporte Escolar

Destinado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) da rede pública, este programa visa promover a educação não formal, assumindo como missão ser promotor de uma oferta educativa alargada e diversificada e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e informados.

Assentando numa proposta que tem por base quatro áreas do conhecimento -  educação científica e ambiental, educação desportiva, educação cultural e a educação cívica - o Programa tem como principal objetivo que os alunos aprofundem os conhecimentos através das visitas de estudo a equipamentos que promovam as referidas áreas.

Para o efeito, foi criado um Passaporte Escolar físico, atribuído a cada aluno, que é apresentado em cada visita de estudo e carimbado pelo equipamento, com a finalidade de o aluno, ao concluir o 4.º ano do 1.º CEB, ter o registo do seu percurso na educação não formal, da Cidade de Lisboa.

A fim de reunir toda a oferta educativa, foi desenvolvido o Guia de Oferta Educativa, de todos os interlocutores para o passaporte escolar, o qual é divulgado às escolas no início de cada ano letivo.

A participação das escolas neste programa é gratuita e os transportes das crianças e professores são assegurados pela Câmara Municipal de Lisboa.

 Guia da oferta educativa 2015/2016 (1.7 MB)

 

Passaporte Pré-Escolar

Passaporte Pré-Escolar

Destinado aos alunos do ensino pré-escolar da rede pública, este programa visa promover a educação não formal, assumindo como missão ser promotor de uma oferta educativa alargada e diversificada e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e informados.

Assentando numa proposta que tem por base três áreas de conteúdo - formação pessoal e social; expressão e comunicação; estudo e conhecimento do mundo- o Programa tem como principal objetivo promover e criar as condições para o desenvolvimento e aprofundamento de competências e valências das crianças, através de visitas a equipamentos que promovam as referidas áreas.

Como tal, foi criado um Passaporte Pré-Escolar físico, atribuído a cada criança, que é apresentado em cada visita de estudo e carimbado pelo equipamento, com a finalidade de a criança, ao concluir o ciclo letivo do ensino Pré-Escolar, ter o registo do seu percurso na educação não formal, da Cidade de Lisboa.

A fim de reunir toda a oferta educativa, foi desenvolvido o Guia da Oferta Educativa, de todos os interlocutores para o passaporte pré-escolar, o qual é divulgado às sedes de agrupamento e jardins-de-infância no início de cada ano letivo.

A participação das escolas neste programa é gratuita, prevalecendo a oferta educativa de atividades também gratuitas. Maioritariamente os transportes das crianças e do pessoal docentes são assegurados pela Câmara Municipal de Lisboa.

 

 Guia da Oferta Educativa Pré-Escolar 2015-2016 (6.2 MB)

Programa de Apoio à Natação Curricular

Programa de Apoio à Natação Curricular

Desenvolvido desde o ano letivo 2009/2010, o Programa de Apoio à Natação Curricular conta com a participação de 85 escolas participantes e cerca de 11.100 alunos inscritos.

Destinado aos alunos do 1.º ciclo das escolas da rede pública, este Programa procura criar as condições necessárias para que, no final dos quatro anos de frequência, se conclua a adaptação ao meio aquático, tal como definido no Programa Nacional de Expressão e Educação Físico-Motora.

Em cada ano letivo, cada turma é acompanhada por professores especializados e frequenta 12 aulas ao longo de seis semanas após as quais os pais e encarregados de educação são convidados a assistir a uma exibição das aprendizagens adquiridas pelos alunos.

A participação neste programa é gratuita, devendo as escolas interessadas proceder à sua inscrição durante o mês de julho. O programa prevê deslocações a curta distância entre a escola e a piscina (inferior a 15 minutos) sendo o transporte dos alunos assegurado pela Câmara Municipal de Lisboa.

 

Orquestra Geração Lisboa

Orquestra Geração Lisboa

O Programa Orquestra Geração é um projeto centrado na ação e desenvolvimento social através da música, inspirado no Sistema de Orquestas Infantiles e Juveniles de Venezuela. O projeto tem como objetivos o desenvolvimento de orquestras juvenis em escolas do 1.º e 2º ciclo do ensino básico, bem como a contribuição para um crescimento mais harmonioso das crianças e jovens.

 

A Câmara Municipal de Lisboa deu início ao “Programa Orquestra Geração” no ano letivo 2010/2011, nas escolas Alexandre Herculano- Ajuda e Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles - Boavista. Nesse ano frequentaram a Orquestra Geração 66 alunos. 

No presente ano letivo frequentam o programa 149 alunos, distribuídos pelos polos da Ajuda, Boavista, Bairro do Armador e Graça. 

Na generalidade, as crianças e jovens que integram a OG Lisboa são oriundos de contextos sociais extremamente diversificados que de um modo geral, dificilmente teriam acesso ao ensino da música e à prática de orquestra se não fosse a sua inclusão ativa na Orquestra Geração Lisboa.

 

Para o sucesso da Orquestra Geração Lisboa, a Câmara Municipal, contou com o apoio financeiro do QREN e do FEDER nos anos letivos 2011\2012 e 2012\2013 e do Ministério da Educação e Ciência que desde o ano letivo 2011\2012 partilha com a CML os encargos com os professores de música das escolas abrangidas pelo Programa. A Associação dos Amigos da EMCN assegura a coordenação pedagógica e a promoção das ações de integração com a comunidade. 

 

Apesar do curto período de existência da Orquestra Geração Lisboa, o impacto e a dinâmica das mais de 100 apresentações públicas já realizadas, permitiu o seu reconhecimento por diversas entidades, agentes e instituições ligados à música, ao ensino e à cultural, contribuindo de forma extraordinária para a auto-estima das crianças e jovens, bem como para a motivação e envolvimento das suas famílias no sentido de se integrarem nas atividades da Orquestra.

O Programa Orquestra Geração foi considerado uma das 50 boas práticas sociais a nível de todos os países da União Europeia.

Educação Alimentar e Promoção da Saúde

Educação Alimentar e Promoção da Saúde

 

Esta iniciativa procura ter em conta a diversidade intercultural da população escolar da rede pública da cidade de Lisboa e assenta nos princípios da cidadania e hábitos alimentares saudáveis.

Tendo como destinatários os vários intervenientes na escola (alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo, docentes, não docentes, pais e encarregados de educação) procura divulgar a importância de uma alimentação saudável, dotar as crianças de conhecimento para a escolha de uma alimentação saudável, sensibilizar os adultos (pais/encarregados de educação, docentes e não docentes) para as questões e hábitos alimentares saudáveis, identificar um conjunto de práticas que aumentem o nosso conhecimento sobre hábitos e comportamentos alimentares das crianças pertencentes a minorias étnicas, seu papel integrador, desenvolvendo o respeito pela diversidade cultural e combater à obesidade infantil.

Iniciado no ano letivo 2010/2011 este projeto continua em forte crescimento e conta com diversas atividades como é o caso de ações de sensibilização "Alimentação Saudável", dinamizada por dietistas, ações de sensibilização "Higiene Alimentar para os mais novos", jogo "Tabuleiro Saudável" e "Semana das Sopas".

 

 

Programa Infância em Movimento

Programa Infância em Movimento

Consciente da importância da expressão motora no desenvolvimento integral das crianças em idade pré-escolar, a Câmara Municipal de Lisboa desenvolve, desde 2002, o Programa Infância em Movimento.

Este programa pretende promover a prática de exercício físico, contribuir para a criação de hábitos de vida saudáveis, promover a relação da criança com o seu corpo e proporcionar experiência de familiarização com os espaços verdes da cidade, através de diversas ações em espaços municipais, para as quais os jardins de infância da rede pública são convidados a participar.

 

 

"PIM à Descoberta dos Livros"

 

A edição de 2015 “PIM à Descoberta dos Livros” visou a realização de um conjunto de atividades que permitiram às crianças o contacto e exploração de livros e histórias, em estreito “convívio” com a natureza e o meio ambiente, utilizando o exercício físico como instrumento ativo para a realização das provas propostas, estimulando o seu desenvolvimento, hábitos de vida saudável e de práticas de leitura, cumprindo assim a meta estabelecida para o Programa Infância em Movimento e a promoção da educação não formal.

Para a realização desta iniciativa contámos com o apoio e parceria da Ideias com História www.ideiascomhistoria.com, autora dos jogos de tabuleiro que são a base de toda a atividade.

 

O  “PIM à Descoberta dos Livros” pretendeu promover e incentivar as crianças para a(s) leitura(s) recorrendo a práticas de aprendizagem em contexto de lazer especificamente através de jogos didáticos. Estes jogos são baseados em clássicos de histórias infantis nomeadamente:

Alice no Pais das Maravilhas | Capuchinho Vermelho | O Patinho Feio | Branca de Neve | Cinderela | Bela Adormecida | Joãozinho e Maria | Pinóquio | Os três Porquinhos | Peter Pan | Feiticeiro de OZ

 

A iniciativa decorrereu entre os dias 20 e 24 de Abril no Parque José Gomes Ferreira, em Alvalade, e envolveu cerca de 400 crianças do pré-escolar.

 

APOIO:

 

 www.ideiascomhistoria.com

 www.facebook.com/ideias.historia

 http://revistaideiascomhistoria.wordpress.com  

 

 

 

Orquestra Geração

Orquestra Geração II