Início » Viver » Higiene Urbana » Recolha de Resíduos » Recolha Seletiva

Recolha Seletiva

O município de Lisboa dispõe de diferentes sistemas de recolha seletiva para os materiais recicláveis, de acordo com a morfologia urbana, tipologias do edificado e características funcionais de cada área da cidade.

Recolha por Ecopontos e Vidrões

A recolha de vidro através de vidrões é o sistema mais antigo de recolha seletiva do município. Atualmente, os vidrões encontram-se distribuídos por toda a cidade, envolvendo uma rede com alto nível de cobertura.

A rede multimaterial em Lisboa foi iniciada com os ecopontos, no entanto, estes equipamentos têm vindo a ser substituídos pela recolha seletiva porta a porta.

 

Ecoponto
Vidrão modelo Iglô
Vidrão modelo cyclea

Recolha por Ecoilhas

Nos bairros periféricos da cidade, a recolha seletiva é realizada através de ecoilhas, constituídas por conjuntos de contentores de grande capacidade instalados na via pública.

Num só local estão disponíveis contentores para a deposição dos resíduos indiferenciados, bem como contentores destinados à separação dos resíduos recicláveis (papel/cartão, embalagens e vidro).

 

Ecoilha
Ecoilha

Recolha Seletiva Porta a Porta

Desde há longa data que a recolha de resíduos indiferenciados (lixo comum) na cidade de Lisboa é realizada porta a porta, ou seja, ao domicílio, através de contentores atribuídos aos edifícios. Desde 2003, o município tem investido também na recolha porta a porta da fração valorizável (papel/cartão e embalagens), a funcionar em complementaridade com a rede de vidrões. 

O sistema porta a porta assenta na recolha, em dias alternados, dos diferentes tipos de resíduos. Os horários, dias de recolha e equipamento de deposição utilizado (contentores, sacos, fardos de papel) podem variar de zona para zona de acordo com a localização na cidade de lisboa. Verifique neste  mapa (883 KB) o calendário de recolha na sua área de residência. 

Nas áreas com recolha seletiva porta a porta o horário de colocação de contentores na rua é: a partir das 19h00, até às 23H00. Devem ser retirados da rua até às 10h00 do dia seguinte.

No setor não doméstico, em determinados produtores de resíduos (restauração, mercados, comércio e serviços), também é realizada a recolha de vidro e/ou resíduos biodegradáveis (orgânicos) à porta dos estabelecimentos, através de contentores individuais. Os resíduos biodegradáveis são encaminhados para a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul, a fim de serem transformados em composto orgânico, com produção de biogás.

Nos bairros históricos são utilizados sacos de plástico, de cor diferenciada, para a deposição dos diferentes tipos de resíduos. Para saber mais informações sobre a distribuição de sacos Opens internal link in current windowclique aqui.

 

Recolha de resíduos indiferenciados
Recolha de papel em sacos
Recolha de resíduos indiferenciados em sacos
Recolha de vidro
Recolha de resíduos orgânicos