Início » Viver » Intervenção Social » Envelhecimento

Envelhecimento

A Câmara Municipal de Lisboa tem levado a cabo um conjunto de políticas sociais que visam transformar Lisboa numa cidade para as pessoas, aberta, intercultural e solidária.


Para tal, assumiu-se como prioridade a melhoria das condições de vida da população, em particular da mais desfavorecida, numa ótica de prevenção/minimização dos fenómenos da pobreza e exclusão social, promovendo a coesão social e um desenvolvimento social integrado que fortaleça as relações de cidadania e de mobilização do Voluntariado, em cooperação com as Juntas de Freguesia, com IPSS, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e com a administração central.


Neste último século verificaram-se alterações demográficas que se traduziram na modificação e inversão das pirâmides etárias, refletindo o envelhecimento da população, que vieram colocar aos responsáveis governamentais, às famílias, à sociedade em geral e, em particular, às autarquias, desafios para os quais não estavam preparados.


Hoje em dia, envelhecer com qualidade, prolongando a autonomia e independência por períodos tão longos quanto possível, constitui um desafio à responsabilidade individual e coletiva.


A necessidade de responder a estes desafios, em complementaridade com outras ações/intervenções desenvolvidas ou a desenvolver por demais entidades para a área do Envelhecimento Ativo e Saudável, levou a que a CML equacionasse a criação e implementação de respostas integradas para o aumento da qualidade de vida na população sénior, minimizando situações de isolamento e vulnerabilidade social, bem como fomentar a participação ativa das pessoas na promoção da sua saúde, autonomia e independência na vida da sociedade em geral e das comunidades em particular.

Serviço de Teleassistência

A Câmara Municipal de Lisboa assinou um protocolo com a Fundação PT com vista a proporcionar o acesso ao Serviço de Teleassistência aos seniores e pessoas com deficiência mais vulneráveis da cidade de Lisboa.

Este serviço pretende contribuir para a manutenção da autonomia dos seniores no seu domicílio, com dignidade e segurança, proporcionando uma resposta imediata em situação de urgência/emergência ou derivadas destas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como o apoio na solidão a todos aqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência (física ou psicológica). Ler mais...

Linha S.Ó.S.

A S.Ó.S. Lisboa é uma operação concertada entre a Câmara Municipal de Lisboa e os parceiros sociais para sensibilizar a comunidade para a vulnerabilidade dos idosos isolados na nossa cidade. Assim, desde o dia 7 de fevereiro, a CML disponibilizou o número gratuito 800 204 204, com a finalidade de dar resposta  urgente a situações de risco e ao isolamento a que estão sujeitos cerca de 85 mil idosos no concelho de Lisboa. Ler mais...