Início » Viver » Intervenção Social » Envelhecimento » Serviço de Teleassistência

SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIA

A Câmara Municipal de Lisboa assinou um protocolo com a Fundação PT com vista a proporcionar o acesso ao Serviço de Teleassistência aos seniores e pessoas com deficiência mais vulneráveis da cidade de Lisboa.

Este serviço pretende contribuir para a manutenção da autonomia dos seniores no seu domicílio, com dignidade e segurança, proporcionando uma resposta imediata em situação de urgência/emergência ou derivadas destas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como o apoio na solidão a todos aqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência (física ou psicológica).

O serviço é gratuito, implicando apenas, a disponibilidade de uma linha telefónica da rede fixa, e é operacionalizado através da disponibilização aos respetivos beneficiários, de um equipamento telefónico com capacidade de efetuar, de forma simplificada, uma ligação para a Sala de Operações Conjuntas (SALOC) da Câmara Municipal de Lisboa.

Podem beneficiar deste serviço os munícipes da cidade de Lisboa com idade igual ou superior a 65 anos, bem como os munícipes portadores de deficiência ou doença crónica determinante de incapacidade, se a incapacidade for igual ou superior a 60%.

Para o acompanhamento dos beneficiários foi constituído um Grupo de Voluntários, que têm como objetivos promover a proximidade da CML aos beneficiários do Serviço de Teleassistência, bem como combater a solidão e/ou o isolamento social dos mesmos, através de um contacto telefónico regular.

Os pedidos de adesão poderão ser efetuadas à CML pelo próprio, por familiares, através das Juntas de Freguesia, da Rede Social ou de outros, nomeadamente da rede de vizinhança.

A adesão ao serviço é feita mediante o preenchimento de um Pedido de Adesão, que junto se anexa e que se encontra disponível no site da CML, em www.cm-lisboa.pt. Deverá ser enviado para o Departamento para os Direitos Sociais, Campo Grande nº 25 - 7º B ou por correio eletrónico, dds@cm-lisboa.pt

Para mais esclarecimentos poderá ser contactado o Secretariado da Dra. Célia Tereso, Chefe da Divisão para a Intervenção Social , pelo telefone 21 798 8196.

Para fazer o pedido de adesão ao Serviço de Teleassistência, clique  aqui.