Início » Viver » Intervenção Social » Pessoas Sem Abrigo

Pessoas Sem Abrigo

 

A existência de pessoas sem-abrigo na cidade de Lisboa está associada a fatores que ultrapassam o âmbito das iniciativas de intervenção municipal. Todavia, as situações concretas vividas por estas pessoas não podem deixar de ser um problema a assumir pela cidade, constituindo objeto de ação concertada entre o município, outros órgãos da Administração Central e Instituições locais.

 

O município de Lisboa intervém nesta área, possuindo na sua estrutura o Núcleo de Apoio aos Sem-Abrigo - NASA que, através de uma intervenção psicossocial, está vocacionada para apoiar e dar respostas alternativas à situação de pernoita/permanência em rua.

É uma Equipa de Rua multidisciplinar, composta por Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Sociólogos, Técnicos de Intervenção Comunitária que intervém ao nível da Emergência, Motivação e Encaminhamento e Reinserção Social, com as pessoas sem-abrigo da cidade de Lisboa. Ler mais...

A pessoa em situação de sem abrigo é aquela que, independentemente da sua nacionalidade, idade, sexo, condição socioeconómica e condição de saúde física e mental, se encontra sem teto, a viver no espaço público, alojada em abrigo de emergência ou com paradeiro em local precário, ou sem casa, encontrando-se em alojamento temporário destinado para o efeito. (Ler mais...)

Esta estrutura, com a coordenação tripartida da Rede Social, Câmara Municipal de Lisboa, Centro Distrital de Lisboa - Instituto da Segurança Social, I.P, e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tem como objetivo reorganizar e otimizar a rede de equipamentos, implementar o modelo de intervenção integrada de todos os agentes que na cidade trabalham com e para a população sem-abrigo, sendo por essa razão primordial que a área da saúde se possa fazer representar. (Ler mais...)

Os Centros de Alojamento Temporários – CAT, constituem uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que visa o acolhimento, por um período de tempo limitado, de pessoas adultas em situação de carência, tendo em vista o encaminhamento para resposta social mais adequada. Ler mais...