Início » Viver » Intervenção Social » Voluntariado

Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa

Este serviço tem como principal objetivo estabelecer a ligação entre a oferta e a procura de oportunidades de voluntariado existentes na Cidade de Lisboa, através da sua divulgação, do recrutamento de voluntários e do seu enquadramento em projetos e iniciativas promovidas pelas entidades.

Promove ainda, em colaboração com outras entidades locais, nacionais e internacionais, iniciativas que visam a reflexão, a partilha e a disseminação de boas práticas no âmbito do voluntariado.

Âmbitos de atuação do voluntariado: Ação Cívica; Ação Social; Calamidades; Ciência e Cultura; Cooperação para o Desenvolvimento; Ajuda Humanitária; Defesa do Consumidor; Defesa do Património e do Ambiente; Proteção dos Animais; Desenvolvimento da Vida Associativa e da Economia Social; Desporto; Educação; Emprego e Formação Profissional; Migrações; Promoção do Voluntariado e da Solidariedade Social; Proteção Civil/Bombeiros; Justiça; Saúde…

Grupos-alvo abrangidos: Crianças; Adolescentes; Jovens; Famílias; Seniores; Migrantes e Minorias Étnicas; Pessoas com Deficiência; Pessoas Sem-abrigo; Pessoas que Exercem Prostituição; Vítimas de Violência Doméstica; Reclusos; Pessoas em Situação de Internamento Hospitalar.

Lisboa, Capital Europeia do Voluntariado 2015

Clique na imagem para aceder à página "Lisboa, Capital Europeia do Voluntariado 2015"

O Banco de Voluntariado promove o encontro entre os cidadãos e as causas da cidade!

 

Se quer ser voluntário do Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa inscreva-se Opens internal link in current windowaqui.

 

Se for uma entidade que pretende colaborar com o Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa inscreva-se Opens internal link in current windowaqui.

O atendimento geral do Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa está integrado no Balcão Social Único, sito no Edifício Central, no Campo Grande, 25, piso 0 – Bloco E, nos dias úteis, das 8h00 às 20h00. Para mais informações poderá entrar em contacto através de banco.voluntariado@cm-lisboa.pt ou através do 21 798 88 98.


 Folheto (159 KB) |  Cartaz (149 KB)

Programa Municipal de Voluntariado

O Programa Municipal de Voluntariado, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Social, dá-lhe a oportunidade de ser voluntário na Câmara Municipal de Lisboa, promovendo a sua aproximação aos diversos serviços municipais, aos munícipes e visitantes da Cidade de Lisboa.

Este Programa assume o duplo papel de base para uma rede de apoio às pessoas mais velhas e de oportunidade para a sua participação cívica. Com o objetivo de contribuir para a redução das situações de isolamento das pessoas idosas é promovida a integração de voluntários com mais de 50 anos em ações de voluntariado nos serviços municipais.

O Programa Municipal de Voluntariado, publicado no 1.º Suplemento ao Boletim Municipal N.º 977 de 8 de novembro de 2012, garante as obrigações legais relacionadas com seguros e formação dos voluntários. Consultar  aqui (1.0 MB).
 
Áreas: Saúde, Desporto, Ação Social, Cultura, Ambiente, Educação, Sociedade, Eventos.

Siga o seu impulso solidário… Inscreva-se já!