Início » Viver » Mobilidade » Escolar » Cartão Navegante Escola

Cartão Navegante Escola

É um cartão Lisboa Viva, que identifica o aluno e a escola ou agrupamento escolar a que pertence, e que tem associado as valências de mobilidade gratuita nas redes da E CARRIS e do  Metropolitano, e nos  equipamentos culturais da EGEAC.

Destinatários
Todas as crianças que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico numa escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular (a emissão do cartão está dependente da adesão da escola e do consentimento dos pais/encarregados de educação).

Objetivos

  • Fomentar o uso de alternativas sustentáveis de transporte, no percurso casa-escola-casa;
  • Incentivar a utilização dos transportes públicos;
  • Reduzir o congestionamento automóvel afeto às escolas;
  • Aumentar a segurança no espaço público para os que já utilizam os modos ativos (por ex.: a pé, de bicicleta, de skate, etc…);
  • Promover a autonomia e a confiança das crianças nas suas deslocações para a escola;
  • Reduzir os níveis de poluição, junto às escolas.


Mais informações

Todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico que estejam interessadas em aderir, podem contactar via email:  naveganteescola@cm-lisboa.pt, ou telefonicamente: 218 171 805/ 809, nos dias úteis das 9h às 17h.

Faça o download do  Initiates file downloadformulário de autorização de cedência de dados (64 KB).

 

Perguntas frequentes

Expandir todas / Contrair todas

fold faq

O que é o cartão Navegante Escola?

O cartão Navegante Escola é um cartão Lisboa Viva que identifica o aluno e a escola ou o agrupamento escolar que este frequenta, dando acesso gratuito à rede de transportes públicos da E  CARRIS e do  Metropolitano de Lisboa. Este cartão permite também a entrada gratuita em vários  equipamentos da EGEAC.

fold faq

Quem tem direito ao cartão Navegante Escola?

Têm direito ao cartão Navegante Escola todos os alunos do 1º ciclo (1º ao 4º ano) que frequentem uma escola da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular. 

No próximo ano letivo (2019/2020) prevê-se que esta medida seja alargada aos alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos da rede escolar da cidade de Lisboa, pública ou particular. Até a criança perfazer 13 anos o cartão Navegante Escola permitirá acesso gratuito à rede de transportes públicos da E  CARRIS e do  Metropolitano de Lisboa. Após essa idade, pode manter o cartão mas terá de o carregar com  estes ou outros títulos de transporte para poder viajar.

fold faq

Como e onde posso pedir o Cartão Navegante Escola?

Os encarregados de educação deverão dirigir o pedido às escolas, que centralizam os pedidos dos alunos interessados. O encarregado de educação terá apenas que preencher o  formulário de autorização de cedência de dados (64 KB), e confirmar a atualidade dos dados constantes do processo de matrícula, incluindo a fotografia (tipo passe).

fold faq

Onde posso levantar o cartão Navegante Escola?

O levantamento é feito na escola ou na sede do agrupamento escolar onde o seu educando está inscrito. 

fold faq

Até que data posso pedir o cartão Navegante Escola?

O cartão Navegante Escola pode ser pedido durante todo o ano letivo, desde o dia da matrícula. Caso frequente o 4º ano, o cartão Navegante Escola apenas poderá ser pedido desde o dia da matrícula até ao final do primeiro período letivo (meados de dezembro). 

fold faq

O cartão Navegante Escola tem algum custo para os Encarregados de Educação?

Não. A primeira emissão do cartão é totalmente gratuita.

fold faq

A escola do meu educando não aderiu ao cartão Navegante Escola. Posso pedir individualmente?

Não. O cartão Navegante Escola apenas pode ser pedido pelas escolas aderentes. Todas as escolas do 1º ciclo da rede escolar da cidade de Lisboa, públicas e particulares, podem aderir gratuitamente.

fold faq

É necessário carregar o cartão Navegante Escola para viajar na Carris e/ou no Metropolitano de Lisboa?

O cartão já vem carregado para que se possa viajar na E CARRIS e no  Metropolitano de Lisboanão sendo necessário nenhum carregamento adicional.


fold faq

Posso carregar o cartão Navegante Escola com outros títulos de transporte?

Pode, desde que sejam de  operadores aderentes.

fold faq

O meu educando mudou de escola a meio do ano/ciclo, continua a poder utilizar o cartão Navegante Escola?

Neste caso, deverá solicitar a emissão de um novo cartão na escola para onde for, já que o Navegante Escola será o cartão que o identifica como aluno nesse estabelecimento de ensino. 

fold faq

Nos períodos de férias escolares e interrupções letivas, o meu educando continua a poder viajar gratuitamente com o cartão Navegante Escola na rede da CARRIS e do Metropolitano de Lisboa?

Sim, pode nestas situações continuar a usufruir de todas as vantagens do cartão Navegante Escola. 

fold faq

Qual a diferença entre o cartão Navegante Escola e o cartão Lisboa Viva com perfil Criança?

Enquanto o cartão Lisboa Viva com perfil criança tem um custo pela sua emissão e só permite ter acesso gratuito à rede de transporte da E CARRIS e do  Metropolitano, o cartão Navegante Escola, além desta vantagem, é também um cartão que identifica o aluno e a escola ou agrupamento escolar a que este pertence, e que também permite a entrada gratuita em  diversos equipamentos da EGEAC. A primeira emissão do Navegante Escola não tem qualquer custo para o utilizador.  

fold faq

O meu educando já tinha o cartão Lisboa Viva com perfil Criança, tem direito ao cartão Navegante Escola?

Tem.

fold faq

O meu educando já tinha o cartão Lisboa Viva com perfil Criança (dos 4 aos 12 anos, inclusive), posso devolver o cartão anterior e ser reembolsado do valor que paguei?

Não. A oferta de um cartão Navegante Escola é um serviço oferecido pela Câmara de Lisboa e não tem relação com os contratos anteriormente estabelecidos com os Operadores de Transporte.

fold faq

O meu educando perdeu o cartão Navegante Escola. Como devo proceder?

Deverá dirigir-se à secretaria da escola e solicitar uma 2ª via do cartão. Aconselha-se cuidado no manuseamento e utilização do mesmo, uma vez que a partir da 2ª via, a emissão dos cartões tem custos para o utilizador.

fold faq

O cartão Navegante Escola do meu educando deixou de funcionar, o que devo fazer?

Se o cartão deixar de funcionar estando dentro da validade, e o mau funcionamento não se deva a uma má utilização do cartão, deverá dirigir-se à secretaria da escola e solicitar a sua substituição.