Início » Viver » Mobilidade » Mobilidade Ciclável

Mobilidade Ciclável

Nos últimos anos, a Câmara de Lisboa tem vindo a investir na mobilidade ativa, nomeadamente através da criação de uma infraestrutura ciclável e de um sistema de bicicletas partilhadas com a EMEL, a rede GIRA, entre outras actividades que visam encorajar e promover o uso da bicicleta em Lisboa.

Este é, aliás, um dos pontos do programa de Governo, sendo o objectivo da Câmara de Lisboa aumentar a rede ciclável até 2021 e consolidar a rede GIRA, criando assim mais e melhores condições para a adoção deste modo de transporte.

Sistemas de Mobilidade Partilhada

O Município de Lisboa encoraja, no âmbito da promoção dos transportes sustentáveis na cidade de Lisboa, a prossecução de atividades económicas privadas de mobilidade partilhada, de entre as quais as operações com bicicletas ou trotinetes partilhadas sem docas.

Nesse sentido, está a preparar o espaço público para o impacto destes sistemas, de forma a que todos os modos de transporte, inclusive o pedonal, possam conviver em segurança e com comodidade.

Serão definidos locais específicos de disponibilização de bicicletas e trotinetes e assinaladas as zonas onde se desaconselha a utilização destes modos de transporte. Os operadores serão convocados a sensibilizar os seus clientes para a boa utilização do sistema, recorrendo aos meios de comunicação e aos recursos tecnológicos necessários para induzir as boas práticas.

O Município de Lisboa recomenda às empresas que pretendam operar estes sistemas na cidade que não dêem início à atividade sem se articularem previamente com os serviços da CML, através do contacto  Opens window for sending emaildmmt@cm-lisboa.pt.