Pedibus

O Pedibus é um projeto-piloto  que consiste num “autocarro humano”, gratuito, em que as crianças, acompanhadas de um ou mais adultos (familiares dos alunos em sistema de rotatividade), seguem a pé para a escola, segundo um trajeto com paragens pré-definidas.

Deste modo, o Pedibus encontra-se dependente do número de alunos envolvidos e do voluntarismo de pais e encarregados de educação para servirem de “condutores”, podendo funcionar numa base não regular.

As crianças podem usá-lo todos os dias, ou ocasionalmente, sendo uma organização dos pais e da comunidade escolar.

O conceito é já aplicado em diversas cidades espalhadas pelo mundo, incluindo Lisboa, com este e outros objetivos, como a melhoria do ambiente ou a segurança rodoviária.

Como vantagens deste conceito, interessa referir que proporciona aos alunos maior autonomia, responsabilidade e a realização de exercício físico, permite aos pais ganhar algum tempo, aumenta a segurança, diminui a poluição e reforça a coesão social e os alunos são mais pontuais contribuindo para o reforço da comunidade escolar.

As primeiras experiências de circuitos Pedibus, com a colaboração da CML, envolveram escolas básicas dos bairros de Alvalade e Campo de Ourique. Neste momento prepara-se já o projeto para o próximo ano letivo, com maior abrangência geográfica e maior número de escolas/comunidades escolares aderentes.

 Manual Pedibus (4.4 MB)