Início » Viver » Mobilidade » Semana Europeia Mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade

Após o sucesso do Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), em 2000 e 2001, campanha que surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades e os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, na qual vários países da União Europeia, incluindo Portugal, aderiram, foi lançada em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade, mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades Locais e a Comissão Europeia.

Anualmente, de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm oportunidade de usufruir de uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

Lisboa tem participado na iniciativa desde a 1ª edição com a organização de um conjunto de atividades dirigidas a vários públicos e sempre focadas numa mobilidade sustentável.

SEM 2018

A CML assinalou a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, com diversas iniciativas que visaram promover a mobilidade sustentável na cidade.

Sob o lema Combina e Move-te, os cidadãos tiveram  à disposição, durante toda a semana,  uma variedade de ações gratuitas: conferências, workshops, circuitos e oficinas de bicicletas, passeios de scooters elétricas, sitways, elétricos e outros, test drives, kids zone e muitas outras atividades para miúdos e graúdos. Pretendeu-se  chamar a atenção dos cidadãos para a importância da adoção de comportamentos que contribuam para uma mobilidade amiga do ambiente e para uma melhor qualidade de vida.

O evento terminou com uma grande festa da mobilidade na Av. da Liberdade que ficou aberta ao público  para realização de várias atividades lúdicas e de experimentação de veículos, as quais  tornaram a cidade mais animada, sustentável  e com melhor qualidade de vida!



Resumo da SEM 2018

Consulte a Galeria de imagens das edições anteriores