Mensagem do Comandante

Bem-vindo à página do Regimento de Sapadores Bombeiros. Através dela pretendemos dar a conhecer um pouco desta instituição.

A internet faz hoje parte da nossa vida e, estou certo, sê-lo-á cada vez mais. Por isso, acreditamos neste site e queremos que ele seja uma porta aberta para a cidade e para a Câmara Municipal de Lisboa.

O Regimento de Sapadores Bombeiros, em virtude do seu longo historial tem uma identidade única, com características muito próprias e uma forma de ser e estar distinta. É todo este conjunto de características que nos identificam, que queremos dar a conhecer através deste site.

 

Conheça o Opens internal link in current windowComando do RSB.

Missão do Regimento de sapadores Bombeiros de Lisboa

Atendendo às competências definidas no Despacho nº 3683/2011, de 3 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 39, de 24 de Fevereiro de 2011, que aprovou a estrutura nuclear dos serviços  do Município de Lisboa, compete ao Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) no exercício da sua actividade ,enquanto corpo especial de Bombeiros profissionais a  tempo inteiro  integrados no mapa de pessoal do Município.

  • Assegura as actividades de protecção e socorro,nomeadamente o combate a incêndios, socorros ás populações e náufragos;
  • Colaborar na actividade da protecção civil no âmbito de funções especificas que lhe estão cometidas;
  • Realizar inspecções a edifícios, estabelecimentos e recintos públicos em matérias de segurança  contra incêndios;
  • Implementar medidas legais e regulamentares de protecção contra incêndios;
  • Assegurar a vigilância durante a realização de eventos públicas;
  • Assegurar a gestão e operação da escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e assegurar a formação nos domínios de protecção e socorro;
  • Emitir pareceres técnicos em matérias de protecção contra incêndios e outros sinistros nos termos da legislação aplicável em vigor.

Equipas de Intervenção Diferenciada