Início » Viver » Urbanismo » Reabilitação Urbana

Reabilitação Urbana

Desde 26 de abril de 2012, que toda a área consolidada da cidade de Lisboa, com exceção das áreas que correspondem a processos de estruturação do território recente, grandes equipamentos e cemitérios integra a Área de Reabilitação Urbana de Lisboa (ARU Lisboa).

A ARU Lisboa é enquadrada pela operação de reabilitação urbana simples, delineada para o período de 2011 a 2024, consubstanciada na Estratégia de Reabilitação Urbana de Lisboa ( ERU Lisboa 2011-2024 (720 KB)). Este documento enquadra os mecanismos de incentivo à reabilitação previstos na Lei, bem como a adoção de medidas e programas municipais focados no apoio à reabilitação do edificado e espaços públicos da cidade.

 ERU Lisboa 2011-2024 reconhece ainda que algumas áreas da cidade carecem de uma intervenção mais profunda e de forma articulada e integrada, visando não apenas a reabilitação do edificado mas também a revitalização e requalificação do tecido urbano, associada a um programa de investimento público, podendo, nestes casos, justificar-se a realização de operações de reabilitação urbana (ORU) sistemática procedendo-se para este efeito à delimitação da correspondente área de reabilitação urbana (ARU).

Neste sentido, foram lançadas operações de reabilitação urbana sistemática para as seguintes áreas:

PLANTA ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA

Estamos a Reabilitar Lisboa

RE9

RE9

RE9


Entrar